Mulheres de Cianorte podem pedir medida protetiva online com segurança e sigilo
Fonte: Portal da Cidade Cianorte com informações da Defensoria Pública do Paraná – Foto: Reprodução A partir desta semana, mulheres de Cianorte em situação de violência doméstica e familiar contam com um novo canal de apoio gratuito e sigiloso: o Ampara, um serviço online exclusivo da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Com uma equipe formada apenas […]

Fonte: Portal da Cidade Cianorte com informações da Defensoria Pública do Paraná – Foto: Reprodução
A partir desta semana, mulheres de Cianorte em situação de violência doméstica e familiar contam com um novo canal de apoio gratuito e sigiloso: o Ampara, um serviço online exclusivo da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
Com uma equipe formada apenas por mulheres, o projeto oferece um atendimento humanizado e seguro, sem a necessidade de ir até uma delegacia ou apresentar boletim de ocorrência.
Por meio da plataforma, é possível solicitar Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e acompanhar o andamento de pedidos já deferidos. Além disso, mulheres que sofreram tentativa de feminicídio podem ter acesso a atendimentos jurídicos em áreas como divórcio, guarda dos filhos, pensão alimentícia e dissolução de união estável.
Além do atendimento remoto, o Ampara disponibiliza um site exclusivo com materiais informativos, como cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, orientações para vítimas de violência obstétrica e de violência contra mulheres indígenas.
Como acessar o Ampara:
Você pode acesse a plataforma Luna da Defensoria Pública do Paraná, para isso é necessário que você faça o cadastro e selecione a área “Violência Doméstica”;
Depois, escolha o assunto “Medida Protetiva de Urgência (MPU – Lei Maria da Penha)”. Pronto, o pedido será encaminhado à equipe do Ampara, depois basta aguarde o contato telefônico da equipe, que seguirá protocolos de segurança na identificação.
Importante: Em situações de emergência, a recomendação é buscar a autoridade policial mais próxima ou ligar imediatamente para o 190.
O Ampara já está disponível para todas as mulheres do Paraná, e pode ser acessado por qualquer moradora de Cianorte que esteja enfrentando uma situação de violência.