Municípios mobilizam-se pela promoção da igualdade racial
Assessoria Representantes de Cianorte e mais 19 municípios participaram, nesta quinta-feira (20), do I Encontro de Promoção da Igualdade Racial do Noroeste do Paraná. O evento, realizado no auditório da UMFG, foi uma iniciativa da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias de Assistência Social e Cultura; Ministério Público do Paraná; e Conselho Municipal de […]

Assessoria
Representantes de Cianorte e mais 19 municípios participaram, nesta quinta-feira (20), do I Encontro de Promoção da Igualdade Racial do Noroeste do Paraná. O evento, realizado no auditório da UMFG, foi uma iniciativa da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias de Assistência Social e Cultura; Ministério Público do Paraná; e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial; com o apoio do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná e da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
A programação contemplou três palestras: “As Políticas Públicas na Promoção de Igualdade Racial”, com a promotora de Justiça, Dra. Amanda Ribeiro dos Santos; “O papel do controle social na promoção da Igualdade Racial”, com a professora Ma. Fátima Beraldo; e “O controle social no Estado do Paraná na promoção da Igualdade Racial”, com o presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (CONSEPIR), Aloísio Nascimento. Durante o evento, houve, ainda, a apresentação cultural dos capoeiristas Eduardo Soares e Greice Kelly Daniel, conhecidos como Instrutor Bleid e Graduada Vampira, da Associação Corisco Capoeira; e a exposição de telas do artista cianortense, Toddy.
Cerca de 200 pessoas participaram. “É motivo de muita alegria ver tantas pessoas interessadas pela temática. Esperamos que esse encontro reflita em políticas públicas assertivas para a promoção da igualdade racial, bem como desperte a reflexão sobre o papel de cada um na sociedade”, afirmou a vice-presidente do Conselho Municipal, Jaqueline Comar Sousa, durante a solenidade de abertura. “Este dia certamente será um marco para a causa e também uma oportunidade de união de forças e troca de experiências”, completou a secretária municipal de Assistência Social, Andressa Belo Safira.
Já a promotora de Justiça e representante do Ministério Público do Paraná, Dra. Elaine Lopo Rodrigues, ressaltou que “a discriminação racial é um problema complexo e, para combatê-la, é importante que estejamos dispostos a mudar as estruturas e os sistemas que a perpetuam”. E o vice-prefeito, Fão Manfrinato, disse que “Cianorte sendo anfitriã deste evento, com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário envolvidos, mostra que estamos articulados pela causa. Esperamos que o encontro seja um marco positivo no enfrentamento das discriminações e na construção de uma sociedade mais justa”.
O evento contou, ainda, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Davanço, e do vereador Robson Fagundes; do secretário municipal de Cultura e conselheiro da Igualdade Racial, Evandro de Castro; do procurador do trabalho, Dr. André Vinicius Melatti; e a representante da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Estado do Paraná, assistente social e coordenadora de Políticas para Promoção de Igualdade Racial, Luciana Mercês.
Municípios presentes: Cianorte; Cidade Gaúcha; Cruzeiro do Oeste; Curitiba; Floresta; Guaporema; Guarapuava; Indianópolis; Japurá; Jardim Olinda; Loanda; Londrina; Mandaguari; Maringá; Rondon; São Carlos do Ivaí; São Manoel do Paraná; Sarandi; São Tomé; Terra Boa; Paraíso do Norte; e Umuarama.