Padre é ameaçado por questões políticas em Cianorte
O padre Ivanil Pereira da Silva, 57 anos, foi ameaçado por um suposto eleitor de Jair Bolsonaro em Cianorte, após comentários durante a missa sobre a importância da escolha do candidato e que os cristãos devem zelar pela vida. O autor da ameaça gravou um áudio que foi compartilhado num grupo de WhatsApp com moradores da […]
O padre Ivanil Pereira da Silva, 57 anos, foi ameaçado por um suposto eleitor de Jair Bolsonaro em Cianorte, após comentários durante a missa sobre a importância da escolha do candidato e que os cristãos devem zelar pela vida.
O autor da ameaça gravou um áudio que foi compartilhado num grupo de WhatsApp com moradores da cidade. Na gravação o homem ofende o padre várias vezes com palavrões e chega a falar que “nós temos que pegar esse cara aí e expulsar, expurgar do nosso convívio”. E completa “sorte que eu não conheço esse vagabundo, senão queria encontrar esse (palavrão) pra fazer [sic] umas verdades pra ele..”.
O caso foi encaminhado ao Ministério Público. O promotor Sérgio Roberto Martins deve enviar a denúncia para a Polícia Civil de Cianorte abrir investigação, a fim de identificar o autor e como a corrente da mensagem começou.
Padre Ivanil recebeu o áudio de um amigo na terça-feira (9) à noite, e, preocupado com o teor ofensivo, procurou o Ministério Público (MP) de Cianorte na quinta-feira, (11), com uma cópia da gravação. Ele também buscou orientação na Polícia Militar.
Quem tiver alguma informação que possa ajudar na identificação deve ligar no telefone 190 da PM em Cianorte.
O padre informou para a reportagem de O Diário que suspeita quem seja o autor da ameaça. A mensagem gravada tem 3min34 de duração. Ela começa com o homem dizendo que é católico e “se envergonha disso”. Em seguida chama o padre Ivanil de “pilantra” porque o padre estaria falando mal de Jair Bolsonaro (PSL) e que não poderia ser considerado padre.
Entre as ofensas estão “bosta humana”, “malandro”, sem vergonha”, “vagabundo”, “desgraça dessa”, “marginal”, “alienado”, entre outras mais agressivas que o jornal opta por não citar aqui. O homem também ofende até a igreja Santa Rita de Cássia, onde o padre atua, que fica no Seis Conjuntos.
O agressor ainda critica os petistas em relação à religião e passagens bíblicas. Fala de pesquisas de intenções de voto, de pedofilia na igreja, da riqueza do Vaticano e chama a população de Cianorte para dar um “basta nesse cara”, repetindo ofensas e ameaças. O autor da gravação questiona como os moradores cristãos aceitam o padre na cidade.
Ingenuidade
O pároco acredita que comentários feitos por ele em missas podem ter motivado a ameaça. Ele mencionou que os cristãos devem zelar pela vida e não apoiar quem ameaça a vida de outra pessoa. “Pode ter sido uma ingenuidade minha”, disse o padre sem imaginar que seus comentários pudessem gerar uma reação ofensiva e ameaçadora.
Padre Ivanil está na igreja católica há 28 anos e há cinco em Cianorte. Essa foi a primeira vez que recebeu uma ameaça. Após a divulgação do áudio, alguns amigos e éis se manifestaram nas redes sociais, como Reginaldo Cano: “Em momento algum consegui perceber que se tratava de um cristão, pois cristão algum jamais diria tais palavras! O Deus que servimos é o Deus de amor, jamais de ódio!”, escreveu em relação ao autor
do áudio. Já Donizeti Baleco? citou o tempo de dedicação à igreja pelo padre: “… sempre lutou a favor dos pobres e marginalizados…”.
Fonte: O Diário