Pedágio no Paraná: ANTT publica edital do lote 2 para concessão de rodovias

Por g1 PR – Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de licitação do lote 2 para concessão de rodovias no novo modelo de pedágio do Paraná. A publicação foi feita na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (12). O lote compreende 605 km de rodovias, com trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias […]

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Imagem Pedágio no Paraná: ANTT publica edital do lote 2 para concessão de rodovias

Por g1 PR – Foto: Giuliano Gomes/PR PRESS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de licitação do lote 2 para concessão de rodovias no novo modelo de pedágio do Paraná. A publicação foi feita na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (12).

O lote compreende 605 km de rodovias, com trechos da BR-153, BR-277, BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, abrangendo as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

No lote 2, de acordo com o Governo do Paraná, serão sete praças de pedágio nos seguintes trechos:

  • São José dos Pinhais (BR-277)
  • Carambeí (PR-151)
  • Jaguariaíva (PR-151)
  • Sengés (PR-151)
  • Quatiguá (PR-092)
  • Duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).

Segundo o Governo Federal, são projetados investimentos de R$ 10,7 bilhões para melhoria das rodovias.

De acordo com o edital, o leilão está marcado para o dia 29 de setembro na Bolsa de Valores de São Paulo.

O contrato de concessão será de 30 anos. Vencerá a concessionária que oferecer a menor tarifa de pedágio, segundo a ANTT. Depois do leilão, a homologação do resultado será dia 10 de novembro e a assinatura do contrato está prevista para o dia 26 de janeiro de 2024.

Obras no lote 2

O edital prevê que as sete praças de pedágio do lote 2 sejam restauradas e modernizadas.

Além disso, o edital prevê 356 km em obras de duplicação79 km de faixas adicionais38 km em vias marginais. O projeto contempla, ainda, 55 passarelas e 150 paradas de ônibus.

A ANTT afirmou, também, que as rodovias deverão ter inovações tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED).

O edital prevê, ainda, que seja disponibilizado pontos de parada para descanso de caminhoneiros.

Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 2 estão:

  • Faixas adicionais na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá;
  • Correção de traçado do km 40 ao km 43 da BR-277;
  • Duplicação da BR-277 entre o viaduto da Avenida Ayrton Senna e a ponte sobre o Rio Emboguaçu;
  • Duplicação da PR-407 entre Paranaguá e Pontal do Paraná.
  • Duplicação da PR-092 entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
  • Duplicação da PR-151 e PR-239 entre Piraí do Sul e a divisa com São Paulo;
  • Duplicação da BR-153 entre Santo Antônio da Platina e Ourinhos;
  • Duplicação da BR-369 entre Ourinhos e Cornélio Procópio.
Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente — Foto: g1 PR

Novos contratos de pedágio das rodovias no Paraná vão ser divididos em seis lotes, que vão a leilão separadamente — Foto: g1 PR

Anel da Integração: concessões terminaram em 2021

Em novembro de 2021, o fim das concessões em rodovias do estado fez com que 27 praças de pedágio do antigo Anel da Integração fossem desativadas. Com isso, a administração e manutenção das estradas se tornaram responsabilidade do poder público.

Desde então, uma série de problemas foram registrados em diversas estradas que integravam o Anel.

Praças de pedágio foram depredadas e tiveram fiações elétricas furtadas. A manutenção das estradas, que ficou por conta do Poder Público, também foi ponto de reclamação de motoristas e do setor produtivo.

Na época, regiões foram do Anel da Integração mantiveram quatro praças de cobrança ativas.

Em 2021, um cronograma elaborado pela ANTT previa o lançamento do edital de licitação para a nova concessão no primeiro trimestre de 2022. A assinatura dos contratos também era prevista para o ano passado.

No entanto, uma sequência de atrasos no cronograma empurrou o lançamento do primeiro edital de concessão para 2023.

Pela previsão, as assinaturas dos contratos dos seis lotes devem ser concluídas até o 2º trimestre de 2025.

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