Pedalada em Cianorte vai homenagear artista vitima de feminicídio
Tribuna de Cianorte – Foto: Assessoria Um grupo de artistas de Cianorte promove, nesta sexta-feira, dia 12, uma pedalada para homenagear a artista e cicloviajante venezuelana Julieta Hernandez Mantínez. O encontro, marcado para iniciar às 19h em frente à Matriz, será um momento de solidariedade à família de Julieta, além de ser um ato de […]
Tribuna de Cianorte – Foto: Assessoria
Um grupo de artistas de Cianorte promove, nesta sexta-feira, dia 12, uma pedalada para homenagear a artista e cicloviajante venezuelana Julieta Hernandez Mantínez. O encontro, marcado para iniciar às 19h em frente à Matriz, será um momento de solidariedade à família de Julieta, além de ser um ato de repúdio à violência e um chamado à conscientização e mobilização.
A iniciativa em Cianorte se alinha a um movimento internacional de protesto em defesa das mulheres, buscando sensibilizar e denunciar os crescentes casos de violência. Este evento específico continuará até a Praça da República, onde está programado um ato unificado com um palco aberto em frente à escadaria da praça, a partir das 19:30 horas.
“Vamos ocupar as ruas do Brasil e de diversos países da América Latina em solidariedade a Julieta e para gritar contra a barbárie, o feminicídio, a violência e o extermínio que as mulheres sofrem diariamente”, ressalta o convite para o evento.
Julieta residia no Brasil desde 2015 e começou suas viagens de bicicleta em 2019, adotando o nome de ‘Miss Jujuba’ para suas apresentações. Seu percurso a levou por diferentes cidades dos estados do norte e nordeste do país. No entanto, perdeu contato com amigos durante uma viagem no dia 23 de dezembro.
Após tentativas sem sucesso de encontrar abrigo em pousadas de Presidente Figueiredo, Julieta localizou uma residência identificada como ponto de apoio para ciclistas. Infelizmente, sua morte foi resultado de uma reação violenta durante uma tentativa de furto de seu celular. A investigação policial revelou que ela foi vítima de violência sexual e teve parte de seu corpo queimado. Seu corpo foi encontrado em um terreno próximo ao local do crime.
O casal responsável pelo local foi preso e confessou o crime, porém, apresentou versões divergentes sobre os fatos.