Prefeitura contrata primeiro agente de trânsito
Com o trânsito de Cianorte cada vez mais próximo de ser municipalizado, a Prefeitura iniciou nesse mês um trabalho gradual de direcionamento para que a população não seja ‘pega de surpresa’ com as mudanças que vêm pela frente. Para isso, contratou o primeiro agente de trânsito que, com sua viatura sinalizada, percorre as vias da […]
Com o trânsito de Cianorte cada vez mais próximo de ser municipalizado, a Prefeitura iniciou nesse mês um trabalho gradual de direcionamento para que a população não seja ‘pega de surpresa’ com as mudanças que vêm pela frente. Para isso, contratou o primeiro agente de trânsito que, com sua viatura sinalizada, percorre as vias da cidade, realizando orientações e autuações de práticas que infringem as normas previstas no Código de Posturas do município.
“Nesse período inicial, o servidor apenas supervisiona e realiza notificações de pessoas físicas, como taxistas que estão com alvará atrasado ou sem a identificação exigida para os veículos; e proprietários de empresas que deixam carros e motos sobre as calçadas, lembrando que elas são exclusivas para pedestres, e que utilizam as vias públicas de forma inadequada”, explica a assessora especial de Trânsito, Jennifer Cadan Kuhl.
A assessora ainda conta que, por ser um trabalho de caráter orientativo, são realizadas diversas etapas antes das multas serem aplicadas. “Nosso agente orienta verbalmente para depois notificar. Caso o aviso seja descumprido, é entregue um reaviso para, em último caso, realizar o auto de infração”, explica. Cada violação conta com seus prazos e valores específicos estabelecidos em lei. Em três semanas de trabalho, 24 notificações foram realizadas.
ANDAMENTO
A Prefeitura tem trabalhado para que o processo de municipalização transcorra de maneira ágil no município, como explica o prefeito Bongiorno. “Com grande parte dos processos legais administrativos e técnicos vencidos, restam poucas etapas para que ele se efetive”, comenta. Recentemente, um projeto que altera a nomenclatura de cargos e cria a Diretoria de Trânsito, que são exigências do órgão superior, passou pela aprovação do Poder Legislativo e segue para a segunda discussão. Após todos os trâmites concluídos, mais agentes devem ser contratados para suprir a demanda do município.