Presidente da Associação “Tacurando” discursou na tribuna da Câmara de Cianorte
Assessoria A tarde da última segunda-feira, 27, foi marcada pela presença do presidente da Tacurando – Associação de Práticas de Valores Humanos, Paulo Roberto João Pedro na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Cianorte. Acompanhado de sua mãe, dona Ivete e diversos membros da associação, Paulinho como é conhecido, foi convidado a usar a […]
Assessoria
A tarde da última segunda-feira, 27, foi marcada pela presença do presidente da Tacurando – Associação de Práticas de Valores Humanos, Paulo Roberto João Pedro na tribuna livre da Câmara de Vereadores de Cianorte. Acompanhado de sua mãe, dona Ivete e diversos membros da associação, Paulinho como é conhecido, foi convidado a usar a tribuna pelo Requerimento nº 057/2023, de autoria dos vereadores Professora Neuza Casassa (Podemos) e do presidente Wilson Peres Pedrão (Republicanos).
O intuito do convite para uso da tribuna era para o presidente Paulinho expor os objetivos e parte das ações realizadas durante a existência do Projeto Tacurando. Primeiro ele apresentou os eventos que lhe deram a inspiração para desenvolver esse projeto: o carinho da enfermeira Ana Maria durante o plantão quando o Sr. Camilo, pai de Paulinho. estava internado na UTI de um hospital em Maringá no ano de 2007; e, em dezembro de 2011, quando ele, vestido de palhaço, num trabalho voluntário fez a alegria com o Papai Noel para entregar uma boneca à paciente Lurdinha, de apenas 11 anos. Paulinho conta que mudou o sentido de sua vida, após anos da área do Direito, fez o curso de Técnico de Enfermagem e começou a realizar trabalhos voluntários que serviram de embrião para o projeto Tacurando.
Segundo o presidente, a associação tem como objetivo incentivar a prática de valores humanos, sem restrições étnicas, políticas ou religiosas, auxiliando a todos os interessados a um despertamento sobre sua integralidade e conexão com o mundo, seja através do trabalho voluntário e da educação para a paz. O projeto também desenvolve atividades de preservação do meio ambiente, assistência terapêutica para pessoas em vulnerabilidade social, incentivo ao voluntariado, promoção do desenvolvimento cultural, artístico e social e estimular parcerias para ações de solidariedade.
O trabalho voluntário do Projeto Tacurando atua também em entidades sem fins lucrativos e também projetos próprios de caráter filantrópico, com ações semanais, mensais e eventuais, como campanhas de ajuda emergencial, além de gerir o Movimento Seja Paz. As visitas Tacurando em hospitais, creches, clínicas de hemodiálise, CAPS, asilos, comunidades terapêuticas, entre outras. Além da Caravana Tacurando, com visitas domiciliares a pessoas acamadas ou em alguma situação de vulnerabilidade social e emocional. A associação faz a formação dos voluntários para atuar nos projetos desenvolvidos visando a excelência das ações e promover a expansão desta rede de solidariedade.
Ao final da fala de Paulinho, os vereadores fizeram suas considerações e questionamentos sobre as ações, elogiaram o trabalho desenvolvido pela associação. O presidente da Tacurando por fim, agradeceu o espaço cedido pela Câmara de Vereadores de Cianorte, especialmente, aos vereadores Wilson Pedrão e Professora Neuza, pelo convite.