Profissionais de saúde aplicam 2.046 doses de vacina no Dia “D”
No último sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia “D” de vacinação contra a poliomielite (para crianças com idade de um ano a menores de cinco anos) e multivacinação (para a atualização da carteira de vacinação, independente da idade). Neste dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram o dia todo e […]
No último sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Dia “D” de vacinação contra a poliomielite (para crianças com idade de um ano a menores de cinco anos) e multivacinação (para a atualização da carteira de vacinação, independente da idade). Neste dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram o dia todo e aplicaram 2.046 doses de imunizantes. O personagem Zé Gotinha fez o tradicional passeio pela cidade, convidando a população para se vacinar.
Foram 373 vacinas contra a influenza/gripe; 1.014 contra a poliomielite (VOP); 292 contra a Covid-19 e 367 doses das demais vacinas do calendário nacional. Conforme a Supervisora da Vigilância Epidemiológica, Tania Mara de Almeida, “a quantidade de vacinas aplicadas neste dia foi satisfatória. Apesar disso, com relação à pólio, continuamos a busca pelas crianças da faixa etária contemplada, uma vez que estamos com a cobertura vacinal de apenas 32,62%”.
RECREAÇÃO: O Rotary Club Furquim de Castro, com o apoio da Uningá Polo Cianorte e da Escola de Natação Tchibum, levou à UBS Lauro Goerll (Cianortinho) cama elástica, piscina de bolinhas e guloseimas; na Joaquim Antônio do Nascimento (Morada do Sol), pintura facial, recreação e guloseimas; e na Dr. Ramon Máximo Schulz (Setor IV), recreação, brindes e guloseimas. Já os Rotary Clubs Cianorte e Cinturão Verde estiveram nas UBSs José Maciel Bahia (Extensão) e Dr. Alcides Pernomian (Jardim Universidade) com pipoca e algodão-doce. Para participar, bastava apresentar a carteirinha de vacinação atualizada.
CAMPANHA: A campanha contra a pólio teve início no dia 08 de agosto e segue até 09 de setembro, com a meta de vacinar 4.748 crianças. “A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso e causa paralisia transitória ou permanente. A única forma de combatê-la e evitar sua reintrodução no Brasil é através da vacinação. Por isso, orientamos os pais ou responsáveis para que levem as crianças para se imunizarem e não esqueçam da carteirinha de vacinação, pois ali estão todas as informações para o controle de dosagens ao longo da vida”, salienta a secretária de Saúde, Rebeca Silva Galacci.
Fonte/Foto: ACPM