Projeto Saúde Visual retoma atividades
Assessoria Criado em 2023, o projeto Saúde Visual, que tem como objetivo detectar problemas de visão em crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, encaminhá-las para exame médico e fornecer os óculos gratuitamente, foi retomado em 2025. No primeiro mês de aulas, 26 crianças já foram encaminhadas para consulta oftalmológica. Fruto da parceria entre as […]

Assessoria
Criado em 2023, o projeto Saúde Visual, que tem como objetivo detectar problemas de visão em crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, encaminhá-las para exame médico e fornecer os óculos gratuitamente, foi retomado em 2025. No primeiro mês de aulas, 26 crianças já foram encaminhadas para consulta oftalmológica.
Fruto da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde, Lions Clube Cianorte, Honorp, Mercadão dos Óculos e Ótica Zóculos, a proposta funciona da seguinte maneira: as crianças da Educação Infantil (de 0 a 5 anos), são direcionadas para o projeto quando o educador ou familiar relata alguma dificuldade de visão. No Ensino Fundamental, todos os estudantes do 1º ano (6 anos, aproximadamente) passam por triagem, por meio do teste Snellen, e aqueles que reprovarem no teste são incluídos no Saúde Visual.
Já os alunos de 2º ao 5º ano, como já foram avaliados anteriormente, voltam a repetir o teste apenas se apresentarem algum sinal ou sintoma ocular, como dores de cabeça constantes, lacrimejamento, inclinação persistente da cabeça, levantar para enxergar o quadro, aproximar muito o rosto do caderno, piscar contínuo dos olhos, estrabismo, coceira constante nos olhos, testa franzida para enxergar, dentre outros. Assim, essas crianças são examinadas e, caso seja necessária a aquisição de óculos, contam com o apoio do Lions Clube e das óticas parceiras.
“Sabemos o quanto a visão influencia no dia a dia escolar, especialmente no processo de aprendizagem. Com esse projeto é possível descobrir alguns problemas e corrigi-los. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos”, disse a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, acompanhada da diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Peruci. O Saúde Visual promoveu 354 consultas em 2023; e 543 consultas em 2024.