Quatro alunos da região são classificados para intercâmbio agrícola nos EUA
Fonte: Portal da Cidade Cianorte com AEN – Foto:Lucas Fermin Quatro alunos de cidades da região de Cianorte foram classificados para o programa Ganhando o Mundo Agrícola, organizado pelo Governo do Paraná. Os jovens são moradores de Campo Mourão, Mariluz, Umuarama e Tapejara e passarão pelo intercâmbio gratuito em Iowa, nos Estados Unidos, a partir […]
Fonte: Portal da Cidade Cianorte com AEN – Foto:Lucas Fermin
Quatro alunos de cidades da região de Cianorte foram classificados para o programa Ganhando o Mundo Agrícola, organizado pelo Governo do Paraná. Os jovens são moradores de Campo Mourão, Mariluz, Umuarama e Tapejara e passarão pelo intercâmbio gratuito em Iowa, nos Estados Unidos, a partir de 2025. A lista com os alunos classificados pode ser acessada aqui.
Confira os classificados da região:
- Campo Mourão: Mariana Naida Istchuck
- Mariluz: Ana Paula Royer Lopes
- Umuarama: Isabelly Moreira Machado
- Tapejara: Maria Eduarda Miranda Silva Alves
Os alunos listados estão aptos a preencherem as 100 vagas do programa de intercâmbio. Esta é a primeira edição do Ganhando o Mundo voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional, da rede de ensino pertencente ao Governo do Estado. A escolha do destino deu-se pelo fato de o estado norte-americano figurar como líder em tecnologia agrícola.
O programa divulgará nas próximas semanas, novos editais com possíveis convocações. “Os candidatos aprovados, mas que não foram inicialmente convocados, devem se manter atentos, pois o processo de convocação está em andamento. É fundamental que os interessados acompanhem regularmente as publicações oficiais para não perderem oportunidades subsequentes que possam surgir”, reforça Miranda.
Assim como nas demais edições, no Ganhando o Mundo Agrícola os estudantes receberão uma bolsa intercâmbio mensal, composta por cinco parcelas de R$ 800, para cobrir despesas durante o período no exterior. Além disso, os intercambistas contarão com assistência de seguro (viagem e saúde) e acomodação em casas de família ou residências estudantis no país de destino.
GANHANDO O MUNDO
Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o programa já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania. A nova etapa aos alunos, para 2025, terá 1.200 vagas.