Representantes da ACIC prestaram contas na Tribuna Livre da Câmara de Cianorte
Assessoria A Câmara Municipal de Cianorte recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, na tribuna livre da Casa de Leis, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte – ACIC, Onesíforo Cândido e o Vice-Presidente para Assuntos de Finanças da entidade, Mário dos Anjos Neto Filho. A participação ocorreu a convite do Presidente da Câmara […]
Assessoria
A Câmara Municipal de Cianorte recebeu na tarde desta segunda-feira, 15, na tribuna livre da Casa de Leis, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte – ACIC, Onesíforo Cândido e o Vice-Presidente para Assuntos de Finanças da entidade, Mário dos Anjos Neto Filho. A participação ocorreu a convite do Presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Pedrão (Republicanos) por meio do Requerimento nº 121/2024.
O presidente da ACIC, Onesíforo Cândido abriu a tribuna, agradecendo o convite e comentou que o presidente da Câmara, Wilson Pedrão foi o primeiro representante do Legislativo a realizar uma visita de prestação de contas à Associação Comercial. Em seguida, fez uma breve apresentação sobre estes dois anos à frente da ACIC. Destacando entre as ações realizadas a Cianorte Liquida, as campanhas de conscientização sobre pagamentos em cheque e a eliminação de assinatura física, implementação de assinatura 100% digital com reconhecimento facial, implantação de chatbot para atendimento via Whatsapp, implantação de tecnologia de envio de e-mail em massa para todos os associados, relacionamento com as esferas do Poder Público, pesquisas junto aos empresários para tomada de decisão, Programa de Desenvolvimento Lideranças Associativista (PDLA), Programa de Renegociação de Dívidas em parceria com PROCON.
Dentre as ações estruturais, Cândido destacou a preparação da sala de reunião da diretoria, instalação de Datashow e TV em todas as salas de reunião, implantação do aplicativo digital da ACIC, escritório do ponto de atendimento em parceria com o SEBRAE para cursos e treinamentos, revitalização dos espaços internos e a formalização do Sindicato Patronal do Comércio de Cianorte, a fim de estabelecer uma unidade do Sistema S – SEBRAE/SENAC no município.
O vice-presidente de Finanças, Mário dos Anjos Neto Filho, apresentou os dados financeiros e demonstração do fluxo de caixa da ACIC, com um comparativo entre os anos de 2022 e 2023, destacando que a associação não contraiu nenhum financiamento no período. O fluxo operacional em 2022 fechou com saldo negativo em aproximadamente R$ 108 mil, enquanto no ano de 2023, a associação terminou com um saldo positivo de cerca de R$ 87 mil.
Na sequência, abriu-se espaço para que os vereadores pudessem fazer perguntas e comentários sobre a apresentação dos representantes da ACIC na tribuna livre. Por fim, Onesíforo e Mário agradeceram o convite para que pudessem explanar sobre o trabalho da ACIC ao Poder Legislativo.