Sarampo no Paraná: estado registra mais de dois mil casos da doença
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo no Paraná começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde mostrou mais de dois mil casos de sarampo no estado. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa por […]
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo no Paraná começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 13 de março. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde mostrou mais de dois mil casos de sarampo no estado.
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Além disso, o sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
Sarampo no Paraná: Transmissão do vírus no estado
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foi confirmado o primeiro caso de sarampo em Campina Grande do Sul em 2019, após o Paraná ficar vinte anos sem registro de casos confirmados.
Conforme o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o propósito da campanha é interromper a circulação do vírus no estado.
“O objetivo desta campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no estado, que hoje está com cerca de 90% para as crianças de um ano quando o ideal seria de 95% em todas as faixas etárias. A vacina é a única forma de proteção e está disponível nas Unidades de Saúde do Paraná”, declarou.
Segundo o boletim oficial divulgado no dia 6 de fevereiro pela Secretaria de Estado da Saúde, já são mais de dois mil casos de infecção no estado.
Atualmente, estão confirmados mais 23 novos casos da doença. O número subiu de 808 para 831 na semana passada, e permanecem em investigação mais 1.653 casos do vírus.
De acordo com o secretário, o Paraná acompanha as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde, porém define ações diferenciadas para conter a transmissão do vírus.
A campanha nacional aconselha que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, entretanto, analisando os casos de sarampo no Paraná, a faixa etária de 20 a 29 anos é a mais afetada pela doença e, como forma de quebrar a transmissão do vírus, será adotado uma campanha contemplando as pessoas de cinco até 59 anos.
O que é o Sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa transmitida por vírus, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.
As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.
O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, e por isso é alto o poder de contágio da doença.
Sintomas
- febre alta;
- tosse;
- coriza;
- conjuntivite;
- manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo;
- dor de cabeça, indisposição e diarreia também podem ocorrer.
Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas.
Fonte: Ric Mais
(FOTO: ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE)