Secretária de Educação apresentou projetos da pasta na Câmara de Cianorte

Assessoria  A tribuna livre foi ocupada pela Secretária de Educação, Jakeline Plácido Marcon na sessão ordinária do Poder Legislativo de Cianorte, realizada na tarde desta segunda-feira, 27. A secretária atendeu ao Requerimento nº 024/2023, de autoria da vereadora Professora Neuza Casassa (Podemos). O vereador Nenão da Júpiter (Solidariedade) esteve ausente devido a problemas de saúde. […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Secretária de Educação apresentou projetos da pasta na Câmara de Cianorte

Assessoria 

A tribuna livre foi ocupada pela Secretária de Educação, Jakeline Plácido Marcon na sessão ordinária do Poder Legislativo de Cianorte, realizada na tarde desta segunda-feira, 27. A secretária atendeu ao Requerimento nº 024/2023, de autoria da vereadora Professora Neuza Casassa (Podemos). O vereador Nenão da Júpiter (Solidariedade) esteve ausente devido a problemas de saúde.

O presidente Wilson Pedrão (Republicanos) após as deliberações dos projetos da sessão, convidou a secretária Jakeline Marcon para ocupar a tribuna livre. Conforme o requerimento, a participação da secretária de educação teve o objetivo de expor sobre a Implantação do Ensino Integral na Escola Municipal Liomar Gomes e das novas disciplinas que compõem o Currículo Escolar a partir do ano 2023. A secretária assumiu a pasta no início deste ano.

Jakeline Marcon esteve acompanhada das professoras Juliana Turetti e Cláudia Roberta, que apresentaram aos vereadores os materiais utilizados em disciplinas como Língua Inglesa, Robótica e Literatura Infantil. Além disso, demonstrou os valores investidos na comprade materiais e capacitação dos profissionais para as disciplinas do currículo escolar.

Em Tecnologia e Inovação (Robótica) teve o projeto piloto em 2022 atendeu 240 alunos e este ano visa atender 2.700 das turmas de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com um investimento de R$ 1,5 milhão. Os alunos também participaram da etapa regional e nacional do Torneio de Robótica First Lego League. Em Língua Inglesa, com investimento de R$ 700 mil, os professores receberam também capacitação de um profissional radicado na cidade de Atlanta (EUA) e adquiriu novos materiais didáticos. Para as disciplinas de Literatura Infantil e Ensino Religioso também foram realizadas capacitações e atividades extras.

O projeto piloto de Educação Integral na Escola Municipal Liomar Gomes atende cerca de 135 alunos, com investimento em espaço, alimentação, currículo e aproveitamento do tempo em sala de aula. Além disso, houve ampliação da hora atividade, inclusão dos componentes novos. Havia expectativa da redução de dezessete turmas, entretanto houve um acréscimo de 450 matrículas. Por fim, falou da Educação Especial que conta com um planejamento de atendimento especializado, sala de recursos, classe especial e que há um diálogo entre setores como a Saúde, para firmar parcerias de atendimento.

Além disso, citou a situação das vagas para creche, que há o projeto emergencial para compra de vagas, mas os credenciados não atendiam às exigências fiscais para dar continuidade na contratação. Enquanto isso, ela destaca a necessidade da construção de creches e escolas em pontos estratégicos para atender locais que estão descobertos ou que possuem deficiência de vagas.

A secretária Jakeline Marcon também respondeu questionamentos dos vereadores e salientou que a Secretaria de Educação está de portas abertas para o Legislativo e pretende manter esse diálogo para buscar o melhor para atender as crianças de Cianorte.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *