Segue aberto o credenciamento de famílias para o acolhimento rural de cães e gatos

Assessoria Segue aberto o Chamamento Público para o credenciamento de pessoas físicas para a prestação de serviço de acolhimento de animais abandonados, recolhidos pelo Canil Municipal e disponíveis para adoção, conforme a Lei Municipal nº5.633/202, que institui o Programa Municipal de Acolhimento Rural a Cachorros e Gatos Abandonados (Proacor). O edital com todos os detalhes […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Segue aberto o credenciamento de famílias para o acolhimento rural de cães e gatos

Assessoria

Segue aberto o Chamamento Público para o credenciamento de pessoas físicas para a prestação de serviço de acolhimento de animais abandonados, recolhidos pelo Canil Municipal e disponíveis para adoção, conforme a Lei Municipal nº5.633/202, que institui o Programa Municipal de Acolhimento Rural a Cachorros e Gatos Abandonados (Proacor).

O edital com todos os detalhes do credenciamento pode ser conferido na Edição Nº 3035 do Órgão Oficial do Município, disponível no link https://shre.ink/MtSD. O Chamamento Público ficará aberto pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado. Os interessados deverão apresentar a documentação exigida à Divisão de Licitação, localizada no Paço Municipal Prefeito Wilson Ferreira Varella, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Os canis serão construídos nas propriedades familiares rurais de acordo com recomendações técnicas da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal. Cada unidade contará com uma área total de 600 metros quadrados, distribuídos em área livre descoberta e área coberta. Deverá conter, também, sala veterinária (ambulatório), com estrutura básica para procedimentos de emergência, diagnóstico e primeiros socorros; duas baias para animais com suspeita de doenças infecciosas; e depósito de ração e utensílios.

O programa prevê a doação de 50% dos materiais de construção necessários para a edificação dos abrigos nas propriedades selecionadas; pagamento de salário mensal para as famílias, visando apoiar o cuidado e a manutenção dos abrigos e dos animais, no valor de R$ 1.765,00; doação de ração para a alimentação dos animais sob os cuidados das famílias; e assistência veterinária para garantir a saúde e bem-estar dos animais. Os selecionados serão responsáveis pelo cuidado diário dos cães e gatos, com um número mínimo de 10 e máximo de 15 animais por família, garantindo condições adequadas de saúde e segurança.

Entre os cuidados exigidos estão manter o canil limpo; fornecer ração para os animais conforme a demanda; e disponibilizar água potável e limpa aos animais durante todo o tempo. A seleção entre os credenciados seguirá critérios como o número de componentes da família que permanecem na propriedade durante o dia; forma de posse da terra; ocupação do solo; distância da sede; distância aos vizinhos; e quantidade de animais domésticos.

“Os animais recolhidos pelo Canil Municipal, após serem castrados e chipados, poderão ser transferidos para os canis familiares rurais. Havendo a possibilidade de doação, o credenciado deverá estar ciente e apto a receber a visitação de interessados em realizar adoções em suas propriedades”, explicou o secretário da pasta, Anízio Menarim Filho. Dúvidas podem ser tiradas pelo (44) 9131-4111 ou (44) 3619-6326.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *