Três locais que atendiam idosos são interditados em Cianorte por insalubridade

Fonte: Portal da Cidade Cianorte com informações do G1 Noroeste – Foto: Bruna Batista Três imóveis que atendiam 28 idosos foram interditados na última terça-feira (04) em Cianorte. Os locais haviam sido escolhidos para acolher os idosos após a interdição de outra Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no início do ano, mas não ofereciam condições […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Três locais que atendiam idosos são interditados em Cianorte por insalubridade

Fonte: Portal da Cidade Cianorte com informações do G1 Noroeste – Foto: Bruna Batista

Três imóveis que atendiam 28 idosos foram interditados na última terça-feira (04) em Cianorte. Os locais haviam sido escolhidos para acolher os idosos após a interdição de outra Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no início do ano, mas não ofereciam condições adequadas de higiene e segurança, segundo a Prefeitura de Cianorte.

Os problemas começaram no dia 12 de janeiro, quando uma idosa caiu no fosso de um elevador e fraturou o fêmur. Após uma inspeção técnica, o local foi considerado inapropriado, e a instituição recebeu um prazo de dez dias para transferir os idosos para outros endereços.

No entanto, novas denúncias levaram a Vigilância Sanitária a vistoriar os três imóveis onde os idosos foram realocados. Durante a fiscalização, foi constatado que as condições eram insalubres e apresentavam riscos à saúde, resultando em nova interdição. Dois desses locais eram casas comuns, e o terceiro era um asilo que já funcionava para outra instituição.

Destino dos idosos

Com a interdição, os 28 idosos serão encaminhados para as próprias famílias. Segundo a Prefeitura de Cianorte, a ILPI interditada não possuía licença sanitária nem alvará de funcionamento, mas vinha sendo fiscalizada desde 2012 por órgãos como a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Saúde.

Apesar disso, a prefeitura enfatizou que a instituição é privada e não tem convênio com o município, sendo os custos do serviço arcados pelos familiares dos idosos atendidos.

Direção da instituição contesta decisão

A diretora da ILPI interditada afirmou que o prazo para o remanejamento dos idosos foi muito curto e que aguardava vagas para realocar os internos, especialmente os em situação de vulnerabilidade social.

Segundo ela, as casas interditadas eram apenas abrigos temporários enquanto novas vagas eram disponibilizadas.

A diretora também negou que os idosos estavam em condições insalubres ou expostos a riscos. Mesmo assim, a Prefeitura e o Ministério Público seguem acompanhando o caso para garantir que os idosos sejam realocados de maneira adequada e segura.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *