Vacina Sarampo Paraná: crianças de até 5 anos devem se imunizar

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira(7) em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de cinco anos, cuja a vacinação vai o dia 19 de outubro. O segundo grupo, com faixa etária de 20 […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Vacina Sarampo Paraná: crianças de até 5 anos devem se imunizar

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira(7) em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha.

O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de cinco anos, cuja a vacinação vai o dia 19 de outubro. O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos.

Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. “Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, concluiu o ministro.

Verba é liberada para municípios incentivarem vacinação

Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de um a cinco anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”.

Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Agência Brasil e RIC Mais

 FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *