Vereador Sergio Mendes participa da reunião para implantação da patrulha Maria da Penha em Cianorte

Com objetivo de combater todo tipo de violência contra as mulheres de Cianorte. Nesta quarta-feira (7), dia que se comemora os 13 anos da Lei Maria da Penha, houve, no salão do Centro Social Urbano, a primeira reunião para implantação da Patrulha Maria da Penha em Cianorte. De acordo com o vereador Sergio Mendes de […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Vereador Sergio Mendes participa da reunião para implantação da patrulha Maria da Penha em Cianorte

Com objetivo de combater todo tipo de violência contra as mulheres de Cianorte. Nesta quarta-feira (7), dia que se comemora os 13 anos da Lei Maria da Penha, houve, no salão do Centro Social Urbano, a primeira reunião para implantação da Patrulha Maria da Penha em Cianorte.

De acordo com o vereador Sergio Mendes de Almeida (PSB), a reunião foi produtiva. “Na presente reunião, ficou definido o encaminhamento de ofícios e requerimentos para o secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Kraemer Carbonell, para o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; bem como apoio do Ministério Público e do judiciário. Uma vez que, o Tribunal de Justiça já se manifestou com parecer favorável ao município”, pontua o vereador que disse, na oportunidade, que haverá outras reuniões para debater o tema, porém com data a definir.

Segundo a Lei Estadual 19.788/2018, a patrulha deverá atuar no enfrentamento à violência contra as mulheres e será composta por policiais miliares. A patrulha já está presente em 19 municípios paranaenses.

No fim, o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Elisvaldo Balbino dos Santos, sinalizou que apoiará o projeto no município, porém precisa melhorar a estrutura.

Serviço

Em Cianorte, as mulheres vítimas de violência podem ligar para o telefone da Ouvidoria da Mulher, que foi criada em 2013: (44) 3619-6292. Além disso, existe o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que se reúne periodicamente e é composto por representantes do poder público municipal e da sociedade civil.

Presenças

Além do vereador e do comandante, estiveram presentes a secretária de municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia; a escrivã da Delegacia da Mulher, Simone Zilane; além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha (11.340/2006), foi criada em 7 de agosto de 2006 e é considerada uma importante conquista no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Recebeu esse nome em homenagem à Maria da Penha Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido.

DIEGO FERNANDO LASKA (ASCOM/CMC)

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *