Animais silvestres devem ser resgatados pelos órgãos competentes

Em Cianorte, o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas está chamando a atenção da população. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está monitorando as ocorrências e alerta que, para evitar acidentes, a orientação é não tentar manejar, afugentar, aprisionar, nem matar os espécimes, sejam peçonhentos ou não. O recolhimento deve […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Animais silvestres devem ser resgatados pelos órgãos competentes

Em Cianorte, o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas está chamando a atenção da população. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está monitorando as ocorrências e alerta que, para evitar acidentes, a orientação é não tentar manejar, afugentar, aprisionar, nem matar os espécimes, sejam peçonhentos ou não. O recolhimento deve ser solicitado à SEMMA, pelo 3631-6152 ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 193, que providenciarão a captura e encaminhamento adequados a cada situação.

Segundo a bióloga e chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Marchini Roco Bernardi, a movimentação é decorrente da proximidade da área urbana com o Parque Cinturão Verde. “O alambrado é a única separação entre a cidade e a floresta. Por isso, os animais têm facilidade em sair da mata e retornar. Por vezes, em especial os de hábito noturno, não conseguem voltar antes do amanhecer e, durante o dia, são encontrados em residências, empresas, terrenos baldios ou árvores. Esta é uma ocorrência comum em nosso município e contamos com a população para a preservação das espécies”, afirmou.

Entre as recomendações para evitar atrair os animais silvestres destacam-se a instalação de lixeiras fechadas, principalmente nos imóveis localizados no entorno do parque; e não alimentá-los. “Sendo rejeitos ou não, as comidas podem causar intoxicações graves e levar até a morte”, salienta a bióloga. Em 2020, foram resgatados 152 espécimes da fauna em área urbana, como cobras, macacos, quatis, ouriços, gambás, araçaris, corujas, urutaus, curiangos, maritacas, entre outros.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella de Cássia Silva Carraro Parreiras, enfatiza que “ao acionar os órgãos competentes, é realizada a captura e avaliação do estado de saúde do animal. Se estiver bem, é devolvido ao seu habitat e, caso apresente algum problema, é encaminhado ao tratamento veterinário, sendo aguardada a recuperação total. A título de exemplo, nesta semana, uma cascavel foi encontrada em uma indústria, que acionou o Corpo de Bombeiros para a captura. O espécime foi avaliado pela bióloga responsável pelo resgate de animais silvestres do Parque Cinturão Verde, Gisele Rocha, e devolvido ao seu devido lugar”, contou.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *