Câmara aprova que estabelecimentos comerciais auxiliem mulher vítima de violência

Os vereadores de Cianorte realizaram na noite desta segunda-feira, 5, a 10ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados, por unanimidade, projeto único em primeiro turno e dois em segundo turno e redação final. Segundo Turno e Redação Final Destaque para o Projeto 25/2021-A – de autoria do vereador e presidente Wilson Pedrão (Republicanos) […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Câmara aprova que estabelecimentos comerciais auxiliem mulher vítima de violência

Os vereadores de Cianorte realizaram na noite desta segunda-feira, 5, a 10ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados, por unanimidade, projeto único em primeiro turno e dois em segundo turno e redação final.

Segundo Turno e Redação Final

Destaque para o Projeto 25/2021-A – de autoria do vereador e presidente Wilson Pedrão (Republicanos) – que obriga bares, restaurantes e casas noturnas, na dependência do estabelecimento, a adotarem medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco ou vulneráveis por assédio acintoso ou qualquer outra situação de risco na cidade.

Segundo o projeto, o auxílio a mulher será prestado pelo estabelecimento, mediante acompanhamento até o carro/outro meio de transporte ou comunicação à Polícia Militar. Os estabelecimentos, que fixarão cartazes no local, deverão treinar e capacitar seus funcionários para a aplicação das medidas previstas.

E o Projeto de Lei 25/2021 – de autoria da Prefeitura – dispõe sobre a diminuição do déficit técnico – no valor de R$ 248,34 milhões – para obtenção do equilíbrio financeiro da cidade com em relação à Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Cianorte (Capseci). Em 2021, o aporte será de R$ 4,87 milhões e a quitação será no exercício de 2055.

Primeiro Turno

O Projeto de Lei 17/2021 – de autoria da Prefeitura – revoga a Lei municipal nº 2.284/2002, que autorizou a cessão de dois lotes de terra da Gleba Patrimônio Cianorte à Sociedade Rural de Cianorte (SRC), pelo prazo de 30 anos, para a realização de feiras, exposições, leilões, palestras e outras atividades que visem o fomento agropecuário.

De acordo com o Executivo, a cessão não foi pactuada entre a Prefeitura e Sociedade Rural de Cianorte e que outro local será estudado para esse fim. Ainda, segundo a Prefeitura, o espaço será utilizado para estacionamento de máquinas, caminhões e ônibus.

Ausência

O vereador Dadá (Podemos) segue afastado.

Agenda

Na segunda-feira (12), às 19h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.

Serviço

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

YouTube: Câmara Cianorte

Instagram: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site www.camaracianorte.pr.gov.br na aba Legislativo > Processo Legislativo

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *