Confira os principais projetos, requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Autoria Conjunta Todos os vereadores Através do requerimento 334, os vereadores solicitam à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, a adoção de políticas públicas para conter o desmatamento da Amazônia (Silvio). Já no requerimento 335, os parlamentares registram Voto de Agradecimento ao deputado federal Ricardo Barros pela liberação, junto ao Ministério da Saúde, de […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Confira os principais projetos, requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Autoria Conjunta

Todos os vereadores

Através do requerimento 334, os vereadores solicitam à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, a adoção de políticas públicas para conter o desmatamento da Amazônia (Silvio). Já no requerimento 335, os parlamentares registram Voto de Agradecimento ao deputado federal Ricardo Barros pela liberação, junto ao Ministério da Saúde, de quatro respiradores para UTI e quatro portáteis para Cianorte e demais municípios que compõe a 13ª Regional de Saúde (Silvio). E nos requerimentos 326 a 331, eles registram Voto de Aplausos aos seguintes soldados da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ªCIPM), pelo socorro a recém-nascidos que se encontravam engasgados com leite materno na cidade em 2020: Rodrigo Freitas (24 de fevereiro, na Rua Ivo Marques), Flávia (11 de março, Rua Jaioba), Francieli Fátima Medin (7 de março, na Rua Topazio), Jessica Marys de Fátima Marquete Manfre e Antonio Leopoldino Baccule (17 de março, na Rua Gavião), Ricardo Takashi Brasiliano e Pablo Augusto do Nascimento (13 de junho, na Avenida Ceará) e Jessica Marys de Fátima Marquete Manfre, Matheus Hatschbach da Silva e Rafael Victor da Silva (18 de junho, na Rua Culuene) (Dadá).

 

Adailson Carlos Ignácio da Costa – Dadá (Podemos)

No requerimento 374, o parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que encaminhe cópia do termo de cooperação nº 2020/6-00063-03, que rege o Convênio Casa Fácil, assinado pela Prefeitura de Cianorte, Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte (Arearc) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR), objetivando facilitar o acesso da população de baixa renda à construção e reforma de moradia popular. Já nas  indicações 282 e 288 – de autoria conjunta com o vereador Silvio – sugere, respectivamente, ao Executivo Municipal, a ampliação do parcelamento de 5 para 11 parcelas, como é feito com o IPTU, da Taxa de Serviços Diversos, referente aos serviços de cemitério; bem como à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a pavimentação asfáltica do trecho das Ruas Itamar Grego à Fátima, bem como da Rua Aparecida, no Residencial Sagrada Família II.

Dirceu Silveira Manfrinato (PSD)

Autor do Projeto de Lei nº 29/2020-A, que concede abono salarial a servidores municipais, efeitos ou não, que estejam efetivamente atuando nas atividades de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), enquanto perdurar os decretos do Poder Executivo Municipal.

João Alexandre Teixeira (Republicanos)

No requerimento 339, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Turismo e Serviços, que informe quantas empresas comerciais e industriais se encontram em atividade na cidade. Já no requerimento 377, ele solicita ao Executivo Municipal, que informe quantos consumidores são beneficiados pelo Programa Água Solidária na cidade e nos Distritos de Vidigal e São Lourenço. E na indicação 297, o parlamentar sugere à Secretaria Municipal de Saúde, que nos boletins do coronavírus, seja incluída a informação de quantos casos foram descartados ou deram negativos.

José Aparecido da Silva – Zezão (PSD)

O vereador – no requerimento 375 e 376 – solicita ao Executivo Municipal que informe quais empresas terceirizadas têm contrato de prestação de serviços com o município, quantos funcionários prestam serviços terceirizados nessas empresas e em que locais, bem como se existem e quais são os débitos contratuais do município com as empresas terceiradas e solicita ainda que encaminhe cópia dos contratos de cada empresa, com obrigações e valores. Já no requerimento 376, ele solicita ao Executivo Municipal, que encaminhe a relação das obras concluídas, em andamento e planejadas desde o ano de 2017. E nas indicações 290 e 291, o parlamentar sugere ao Executivo Municipal, respectivamente, a construção de salas para instalação de escritório de negócios e cantina nas dependências da Praça Joaquim Alves Ferreira – Suvela (Praça dos Corretores); bem como rampas de acessibilidade nas esquinas da Avenida Amazonas com a Rua Xingu, nº 1370 e na Tapajós com a Rua Tocantins, na Zona 3.

Marcia Pereira (PL)

Através dos requerimentos 333 e 340, a parlamentar registra Voto de Congratulações, respectivamente, ao 1º sargento Adilson de Oliveira Carneiro e ao 1º sargento Adilson Luiz Milani (35 anos de serviço), pelo trabalho em prol da comunidade paranaense, especialmente de Cianorte, realizado em sua carreira junto ao Corpo de Bombeiros. Já no requerimento 341, ela solicita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que informe a atual situação do projeto para ampliação da rede de iluminação pública na Estrada Taboão e, se entre os trechos que receberão a melhoria na iluminação pública, estão incluídas a Estrada na lateral do Ceparf e a Estrada Aldeia. E na indicação 283, a vereadora sugere à Secretaria de Meio Ambiente, a poda da arborização nas vias públicas do Distrito de Vidigal.

Natal Artieri Fagnani – Natal Reis (Cidadania)

O vereador – no requerimento 344 – solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que instale guard rail às margens da Rodovia PR-082, nas proximidades da ponte do Rio Ligeiro, entre Cianorte e Terra Boa. Já no requerimento 373, ele solicita à Sanepar, que informe se existe previsão para início da obra de nova captação de água bruta em Cianorte, no Rio Ligeiro, ainda no 2º semestre de 2020.

Santina Buzo (PSDB)

Autora do Projeto de Lei nº 29/2020-D, que denomina Jaime da Silva, a Estrada Rural localizada entre a Rua Alonso Vieira de Andrade e a Rodovia PR-323, em Cianorte. Nos requerimentos 342, 345 a 371, a vereadora realiza Voto de Aplausos aos seguintes colaboradores de coleta de resíduos na cidade, pelos relevantes e essenciais serviços que prestam à população, especialmente, durante a pandemia da Covid-19: Ademir Zacarias Christino, Alessandro de Sousa Macario, Daiane Patrícia dos Reis, Derly Pereira Alfonso, Diosifer Weslley Ananias, Douglas Henrique Mendes Rosa, Eder Carnichelli, Eder Figueiredo da Silva, Edson Antonio Gonçalves, Edson Arantes Batista, Ivando Eduardo da Silva, Jonathan Correa Ferreira, José Luiz da Silva, Levi Correa dos Santos, Lucas Machado Leal, Luiz Aparecido Ribeiro, Marcio José dos Santos, Odair José da Silva, Reginaldo Cândido, Rogerio Camargo, Rogerio Vinicius Mendes Rosa, Rômulo Pila de Souza Chaves, Rubens Donizeti Chaves, Sergio Estevam da Silva, Silvio Alexsandro B. G. Seppa, Tiago Rodrigues de Souza, Valcir Calixto e Washington José S. de Oliveira. Já no requerimento 332, ela realiza Voto de Aplausos ao comandante da 5ª CIPM, major Elisvaldo Balbino, e equipe, pela captura de contrabandista de cigarro, no dia 10 de julho, que havia furado bloqueio policial na entrada de Cianorte e fugiu por várias ruas da cidade. E na indicação 278, a parlamentar sugere à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que instale bancos e a academia da 3ª idade no Largo Spartacus.

Silvio Fernandes – Silvio do Pátio (Podemos)

No requerimento 337 – de autoria conjunta com a vereador Dadá – registra Voto de Agradecimento ao senador Álvaro Dias (Podemos), pela atenção dedicada a Cianorte durante seus mandatos no Senado Federal, na destinação de recursos federais, para a área da saúde, que totalizam R$ 3.468.500,00. Já nas indicações 279 e 287, ele solicita ao Executivo Municipal, respectivamente, a instalação de academia da 3ª idade em frente à Capela Nossa Senhora do Rocio, no Conjunto Pedro Moreira; bem como a instalação de poste (republicano) na Avenida do Médico, no entroncamento com a Avenida Ilha do Mel.

Victor Hugo Davanço (Rede)

No requerimento 372, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, que informe se existe planejamento para o asfaltamento da Estrada Imbarié, no Distrito de São Lourenço, qual a fase atual do projeto e quais os prazos. Já na indicação 293, ele sugere ao Executivo Municipal que não tenha aumento o IPTU 2021. E na indicação 294, o parlamentar sugere à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, obras de melhoria e revitalização da pista de caminhada existente no entorno do Parque Cinturão Verde, entre as Estradas Jambers e Rodeio, bem como estudos para construção de ciclovia no local.

 

Agenda

Na segunda-feira (10), às 10h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *