Confira os principais projetos, requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Todos os vereadores Através do requerimento 321, os vereadores fazem Voto de Congratulações aos servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal da Saúde, pelo profissionalismo e comprometimento no desempenho de suas funções durante a pandemia (pastor Dejair).   Afonso Sergio Lima (Rede) Na Indicação legislativa 57/2021 e nos requerimentos 349 e 357 – de autoria […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Confira os principais projetos, requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Todos os vereadores

Através do requerimento 321, os vereadores fazem Voto de Congratulações aos servidores públicos municipais lotados na Secretaria Municipal da Saúde, pelo profissionalismo e comprometimento no desempenho de suas funções durante a pandemia (pastor Dejair).

 

Afonso Sergio Lima (Rede)

Na Indicação legislativa 57/2021 e nos requerimentos 349 e 357 – de autoria conjunta com os vereadores Tuika e Wilson Pedrão – sugere ao Executivo Municipal a criação do Programa de Censo Municipal de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com objetivo de identificar quantas pessoas, perfil socioeconômico das pessoas e o grau do TEA, com a finalidade de direcionar políticas públicas e a elaboração do cadastro da inclusão; bem como solicitam às Secretarias de Saúde e Educação que informem quantos profissionais da área pública da cidade têm qualificação para atender os pacientes com TEA, quantas crianças e adolescentes com TEA aguardam neurologista pelo SUS; quantos alunos com TEA na Rede Municipal de Ensino e se é disponibilizado o teste WISC no SUS local. No requerimento 347, o vereador solicita ao deputado estadual Evandro Araújo (PSC), a compra de uma van, no valor de R$ 170 mil, para transporte de pacientes. Já nas indicações 770 e 775, ele sugere à Secretaria Municipal de Educação, após o retorno presencial das aulas, o curso de primeiros socorros aos profissionais de instituições escolares que atendem criança e adolescentes (Lei Municipal 4.949/2018 – Lei Lucas); bem como o direcionamento dos 14 atendentes de apoio da Rede Municipal de Ensino para auxiliar no controle de entrada e saída dos 12 CMEI’s de Cianorte. E nas indicações 155 e 195, o vereador sugere ao Executivo Municipal, a implantação de um hospital público veterinário e unidade de serviço de castração animal (castramóvel).

Dejair Barbosa Melo – Pastor Dejair (PSD)

Autor da Indicação Legislativa 58/2021, a qual sugere à Secretaria Municipal de Agricultura, a instituição da Política Municipal de Agricultura Urbana em Cianorte. No requerimento 242, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Educação que informe os responsáveis por fiscalizar o sistema de prevenção e combate a incêndio nas escolas, se existe simulações de abandono em situações de risco e se todas as escolas da cidade estão regularizadas e possuem alvará para obter o Plano Contra Incêndio (PPCI). Já no requerimento 345 e na indicação 758, o parlamentar solicita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a data prevista para melhorias na Avenida Ceará próximo à Rua Júlia Trevisan Fabrício; bem como sugere a abertura de via pública entre as Ruas José Rodrigues Briznes e Mangabeiras, aos fundos do Ginásio de Esportes João Bola. E nas indicações 522 e 769, ele sugere à Diretoria de Trânsito, a instalação de abrigo para o transporte coletivo na Avenida América, ao lado do Mercado Cianorte; e a cimentação da base do ponto de ônibus na Rua Curuá.

Marcia Pereira (PL)

No requerimento 352, a vereadora solicita a deputado federal Luiz Nishimori (PL), a liberação de R$ 200 mil para despesas com a área da Educação. Já nas indicações 781 e 783, ela sugere à Divisão de Cultura, a criação de Coral Municipal para Idosos e a Escola Municipal de Artes Circenses. Já na indicação 773, a parlamentar sugere à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a pavimentação asfáltica da Estrada Aldeia. E na indicação 776, ela sugere à Secretaria de Esporte e Lazer, a construção de um campo de futebol com grama sintética na Vila Rural Nossa Terra.

Marcos Cesar Rodrigues – Marcão Madeforte (Solidariedade)

No requerimento 364, o vereador convida a chefe da divisão municipal de Cultura, Paulla Braz Neves, a ocupar a tribuna livre na sessão ordinária de 14 de junho de 2021, às 19h, a fim de discorrer sobre atividades, planos e projetos da área. Já no requerimento 346, o parlamentar solicita ao Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial, a fim de que emita parecer sobre a alteração para Zona Comercial e de Serviços Quatro (ZCS-4), a classificação de Uso e Ocupação do Solo da Rua Jaspe. Nas indicações 754 e 771, ele sugere à Secretaria de Saúde, o transporte de pacientes para outros municípios utilizando o Serviço de Atendimento, Resgaste, Treinamentos e Emergência (Sarte); e o aumento das consultas com reumatologistas. E na indicação 638, o vereador sugere ao Executivo Municipal, a criação da Guarda Mirim após a efetivação da Guarda Municipal.

Maria Neuza Casassa – Professora (Podemos)

A vereadora – nas indicações 782 e 785 – sugere à Diretoria de Trânsito, a reposição de vidro em uma das paredes do abrigo para usuários do transporte coletivo instalado na Avenida Souza Naves defronte à Seralê Calçados; e a execução de retorno no canteiro central da Avenida América, na altura da Rua das Castanheiras e do Mercado Brand.

Rodrigo Aparecido Rezende – Enfermeiro (PSD)

Na Indicação Legislativa 56/2021 – de autoria conjunta com a vereadora professora Neuza -sugere ao Executivo Municipal, o encaminhamento de projeto de lei que dispõe sobre o ensino de xadrez nas escolas públicas municipais. No requerimento 369 e nas indicações 193 e 800 – este de autoria conjunta com o vereador Marcos Madeforte – solicita ao Executivo Municipal que explique a não efetivação do pagamento de gratificação aos profissionais de saúde; bem como sugere que profissionais de saúde possam exercer suas funções em dois concursos distintos, desde que não haja conflito de horários, perfazendo um total de 60 horas semanais; e através do Fundo Municipal de Iluminação, a implantação de postes de iluminação solar, no sistema fotovoltaico, para a Comunidade Iguarité, especialmente, na via principal deste vilarejo. Já no requerimento 163, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Saúde que forneça um relatório dos custos totais com exames laboratoriais por UBS, de janeiro a abril de 2021, assim como os valores pagos a cada laboratório contratado. E no requerimento 355, o parlamentar solicita à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) que informe as atuais condições da regularização documental dos contratos individuais dos proprietários das vilas rurais de Cianorte e dos distritos.

Thiago Fontes (PSL)

No requerimento 314, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Saúde que informe quantos médicos atendem diariamente na UPA, qual o horário de almoço e se existe um cronograma estabelecido para cada médico, a fim de que não fique sem atendimento. Já nas indicações 778 e 779, ele sugere à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a conservação e limpeza do lago da Praça Francisco Kanô; e com urgência serviços de limpeza (resíduos de areia) na Rua Paracatu, 129. E nas indicações 777 e 796, o parlamentar sugere à Diretoria de Trânsito, a execução de faixas elevadas de pedestres na Avenida América cruzamento com a Rua Corumbá / Travessa Santa Cruz e na Avenida Espírito Santo, na altura do nº 467.

Vantuir Carlos da Silva – Tuika (PV)

O parlamentar – nos requerimentos 351, 356, 358 a 362 – solicita à APMI, ao Instituto Morena Rosa, à Associação Casa Betel de Cianorte, à Fundhospar, à Casa de Sopa Allan Kardec, ao Recanto dos Velinhos de Cianorte e ao CIEE, os valores de repasse de subsídios da Prefeitura e a relação de gastos mensais das entidades. Já na indicação 793, o vereador sugere à Secretaria Municipal de Administração, a instalação de câmeras de segurança nos postos de saúde e prédios públicos. Na indicação 798, ele sugere à Secretaria Municipal de Saúde, o agendamento de exames um dia por semana nas UBS’s e não apenas um dia ao mês, conforme ocorre atualmente. E na indicação 789, o parlamentar sugere ao Executivo Municipal, a plantação de grama esmeralda nas laterais e cabeceiras da pista de Aeromodelismo na Avenida das Nações Unidas.

Wilson Luiz Peres Pedrão (Republicanos)

Na indicação 611 – de autoria conjunta com o vereador Marcos Madeforte – sugere à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a reforma da Escola Municipal Castro Alves e a transformação do espaço em Casa Literária. Já na indicação 788, o vereador sugere à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, junto à concessionária da linha férrea, a construção de um muro de contenção em torno do viaduto Ascendino Mozelli (Dino do Bazar), localizado na Avenida Maranhão, para conter a terra que desliza na calçada e na Avenida América.

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *