Confira os principais projetos, requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Afonso Sergio Lima (Rede) No requerimento 597, o parlamentar solicita à Viação Cianorte, a extensão do percurso do ônibus circular no Jardim Mafra I até o Jardim Mafra II, próximo à Acrenorte, pois, até a data de hoje, não passa nenhum transporte público coletivo naquele bairro. Já na indicação 1171, ele sugere à Secretaria Municipal […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Confira os principais projetos, requerimentos e indicações dos vereadores nesta semana

Afonso Sergio Lima (Rede)

No requerimento 597, o parlamentar solicita à Viação Cianorte, a extensão do percurso do ônibus circular no Jardim Mafra I até o Jardim Mafra II, próximo à Acrenorte, pois, até a data de hoje, não passa nenhum transporte público coletivo naquele bairro. Já na indicação 1171, ele sugere à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, o emborrachamento da Pista de Atletismo na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha. E nas indicações 1125, 1245 e 1256, ele sugere ao Executivo Municipal, respectivamente, que estabeleça uma ou mais praças como “Praça da leitura e literatura”, com uma pequena biblioteca para armazenar os livros para todos da comunidade; reforma externa e interna do complexo esportivo José Guimarães, ao lado da Paróquia Santa Rita de Cássia, com a instalação de iluminação pública, alambrado em toda sua volta, reforma nos banheiros internos, instalação de bebedouro e manutenção do telhado; e a implantação de um abrigo para usuários do transporte coletivo de ônibus no Jardim Mafra II, nas proximidades da Acrenorte.

Dejair Barbosa Melo – Pastor Dejair (PSD)

Autor do Projeto de Lei 59/2021-T que institui no calendário oficial de eventos da cidade, o Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e de prevenção ao suicídio; bem como da Indicação Legislativa 94/2021, a qual sugere ao Executivo Municipal o encaminhamento de Projeto de Lei, a fim de instituir a política de estímulo e incentivo ao aproveitamento da energia solar formulada e executada como forma de incentivar a geração de energia fotovoltaica e térmica, fomentar a sustentabilidade ambiental e racionalizar o consumo de energia elétrica e outras fontes de energia em Cianorte. Já nas indicações 1244 e 1249, ele sugere à Secretaria Municipal de Serviços Públicos operação tapa-buraco nas Avenidas Ilha do Mel e Brasília. E na indicação 1248, o vereador sugere ao Executivo Municipal, a limpeza com recolhimento de folhas, galhos e resíduos provenientes da varrição da via pública, na pista de caminhada na Rua Laguna, no Residencial Atlântico.

Edvaldo Matias de Oliveira – Estância Luana (Patriota)

No requerimento 588, o parlamentar solicita ao Executivo Municipal que informe se a Lei nº 1.475/1993, que criou o vale transporte urbano gratuito às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, vem sendo cumprida. Já na indicação 1238, ele sugere à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a abertura de 200 metros da Estrada Rural até o Restaurante Recanto da Natureza, na PR 323 João Jorge Saad, 732, Zona 11 A. E nas indicações 1240 e 1246, o vereador sugere ao Executivo Municipal, a afixação de placas, em braile, nos parques infantis proibindo a entrada de bebida alcóolicas; bem como a ampliação do limite máximo de viagens para transporte de terra para as pessoas jurídicas na cidade, passando de 3 para 20, mediante a cobrança do valor estabelecido no Decreto nº 79/2021.

Marcia Pereira (PL)

Nos requerimentos 601 a 603, a vereadora faz Voto de Parabéns aos atletas Paulo Henrique Romualdo Ferreira e Gustavo Dala Pedra Cadan convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para o Campeonato Sul Americano de Atletismo sub-18, que será disputado nos dias 25 e 26 de setembro em Encarnación, no Paraguai, respectivamente, nas provas revezamento 4x100m e 110 m com barreiras; bem como à treinadora Tamires Aparecida Santos, pela sua convocação como uma das treinadoras da Seleção Brasileira de Atletismo na mesma competição.  Já nas indicações 1153 e 1259, ela sugere às Secretarias Municipais de Saúde e Esporte e Lazer, respectivamente, a construção de uma UBS e de um campo de futebol no Jardim Belas Artes. E nas indicações 1155, 1196 e 1261, a parlamentar sugere ao Executivo Municipal, a instalação de academia da terceira idade e equipamentos infantis na Avenida Ilha do Mel, nas proximidades da Panificadora Miss Brigadeiro; a instalação de luminárias na pista de caminhada existente na Rua Líbano, no Residencial Ilha do Mel; e a extensão da pista de caminhada do Residencial Belas Artes.

Maria Neuza Casassa – Professora (Podemos)

A vereadora – na indicação 1264 – sugere à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a reativação Expresso da Leitura, ônibus articulado que funciona como uma biblioteca itinerante, nas Escolas e CMEIS municipais e demais instituições de ensino e entidades quando solicitado; bem como faça rodízio nos parques e praças do município e distritos, pelo menos, uma vez por mês aos sábados ou domingos à tarde, conforme agendamento prévio. Já nas indicações 1242 e 1243, ela sugere à Diretoria de Trânsito, a reposição de uma placa de lombada na Rua Amélia Meneguetti, 430; e a implantação de estacionamento de carros no canteiro central da Avenida Arthur Tomas, em frente ao Supermercado Bom Preço e Agropecuária Nutrijara.

Rodrigo Aparecido Rezende – Enfermeiro (PSD)

Autor do Projeto de Lei 59/2021-G obriga a divulgação no site da Prefeitura de Cianorte, referente a fila de espera para entrega de materiais de construção civil dos Programas Casa Feliz e Reformar de Cianorte; bem como do Projeto de Lei 59/2021-W – de autoria conjunta com o vereador Afonso –  que torna obrigatória a divulgação no site da Prefeitura de Cianorte, referente a escala de trabalho da UPA Faustino Bongiorno, contendo, em cada plantão, a quantidade de profissionais e suas jornadas de trabalho por categoria. No requerimento 592, ele solicita ao Executivo Municipal que informe a descrição dos atendimentos e a carga horária de cada terapia ofertada por meio dos procedimentos: TEA Método Denver, Terapia Ocupacional, Fonoaudióloga e TEA Método Denver, sendo ambos aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde e inseridos na tabela complementar SIA/SUS Municipal. Já no requerimento 594, o vereador solicita à Secretaria Municipal da Saúde, o detalhamento da licitação, em andamento, para compra de materiais de limpeza para a saúde pública de Cianorte. E na indicação 1253, o parlamentar sugere ao deputado federal Aliel Machado (PSB), atual presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Cianorte.

Thiago Fontes (PSL)

Nas indicações 1250 e 1251, o vereador sugere ao Executivo Municipal, respectivamente, que junto à Sanepar, forneça novos uniformes aos colaboradores que trabalham na coleta diária de lixo na cidade; bem como providencie um segurança interno no interior do Bosque da Igreja Matriz, na Praça João XXIII, e/ou a instalação de câmeras de segurança no local.

Vantuir Carlos da Silva – Tuika (PV)

No requerimento 595 – de autoria conjunta com o vereador Rodrigo – solicita à Secretaria Municipal de Esportes, o relatório do relógio ponto dos servidores dos últimos 60 dias e todos os programas/atividades com sua carga horária semanal, locais e horários de atendimento, bem como os instrutores responsáveis.

Wilson Luiz Peres Pedrão (Republicanos)

Na indicação 1254, o parlamentar sugere à Secretaria de Meio Ambiente, a realização de mutirão de limpeza, com recolhimento de entulhos e móveis deixados na Estrada dos Amores. E na indicação 1255, ele sugere à Secretaria de Desenvolvimento Urbano que torne obrigatório, para os novos empreendimentos imobiliários residenciais, a implantação de fiação elétrica subterrânea.

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *