Covid foi responsável por praticamente uma em cada 10 mortes no Paraná em 2020

Ao longo de 2020, segundo informações do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, um total de 77.036 pessoas faleceram no Paraná, considerando-se as mais diversas causas. Na comparação com 2019, quando haviam sido registrados 71.586 óbitos, nota-se um aumento de 7,6% no número de certidões de óbitos emitidas. Considerando-se ainda o total de […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Covid foi responsável por praticamente uma em cada 10 mortes no Paraná em 2020

Ao longo de 2020, segundo informações do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, um total de 77.036 pessoas faleceram no Paraná, considerando-se as mais diversas causas. Na comparação com 2019, quando haviam sido registrados 71.586 óbitos, nota-se um aumento de 7,6% no número de certidões de óbitos emitidas.
Considerando-se ainda o total de óbitos e o registro de mortes por Covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), temos que em 2020 o novo coronavírus foi responsável por praticamente uma em cada dez mortes no estado.

É possível afirmar, ainda, que a nova doença já se firmou como uma das principais, se não a principal, causa de morte no Paraná. Em 2019, último ano com dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), a principal causa de morte no estado foram as neoplasias malignas, com 14.646 óbitos, seguido pelas doenças cerebrovasculares (6.124).

O levantamento, contudo, considera o grupo de enfermidades da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Entre os diversos tipos de cânceres, por exemplo, aquele que mais matou no ano referido foram as neoplasias malignas dos órgãos digestivos, com 5.057 mortes. Menos que a Covid.

Casos de dezembro de 20202 acendem a luz de alerta para janeiro deste ano
O ano de 2020 finalmente acabou. Mas a pandemia do novo coronavírus, ainda não. E os números da Covid-19 no último mês do ano passado servem de alerta à população paranaense, uma vez que o estado registrou o recorde de casos e mortes causadas pelo coronavírus. Ao mesmo tempo, os números também são motivos para preocupação, tendo em vista os episódios de aglomeração e as festas clandestinas que se multiplicaram pelo estado nas últimas semanas.
Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), ao longo de 2020 a pandemia ceifou 7.912 vidas no Paraná, com 1.813 óbitos apenas em dezembro. Foi o mês com mais mortes causadas pela Covid-19 no estado, seguido pelos meses de agosto (1.352) e julho (1.263), quando se registou o pico da primeira onda da doença por aqui.

Além do recorde de mortes, o último mês do ano passado também registrou o recorde de diagnósticos positivos para o novo coronavírus, com 135.988 confirmações, o equivalente a praticamente um terço do total de 413.412 diagnósticos no Paraná. Antes, os meses com mais casos novos haviam sido novembro (66.179), agosto (55.200) e julho (52.677).

Decretos do coronavírus vencem nesta semana
Nesta semana os decretos do Estado e de Curitiba que determinaram a adoção da bandeira laranja na Capital e o toque de recolher entre 23 e 5 horas do governo do Estado, terão a validade vencida. O decreto municipal da bandeira laranja, com restrições de funcionamento de atividades não essenciais aos domingos tem validade até a sexta-feira. A bandeira com restrições foi prorrogada no dia 17 de dezembro, com validade de 22 dias.

Já o toque de recolher também foi prorrogado na semana passada. No dia 28 de dezembro o governo decidiu por mais dez dias com a medida, que também vence no fim de semana.

Nos próximos dias, tanto município quanto o Estado devem definir se as regras serão mantidas ou se pode ocorrer uma felxibilização das medidas, adotadas depois da alta de casos desde o início de dezembro. As medidas pretenderam evitar a circulação e aglomeração de pessoas em horários considerados críticos.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *