Em Cianorte, Prefeitura apresenta projeto arquitetônico do novo Canil Municipal

Acolher os cães abandonados e tratá-los com dignidade. Com estes objetivos, a Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, apresentou nesta segunda-feira (29), o projeto arquitetônico do novo Canil Municipal. A proposta também é criar um espaço bem elaborado que agregue valor aos funcionários que nele trabalham, […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Em Cianorte, Prefeitura apresenta projeto arquitetônico do novo Canil Municipal

Acolher os cães abandonados e tratá-los com dignidade. Com estes objetivos, a Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, apresentou nesta segunda-feira (29), o projeto arquitetônico do novo Canil Municipal. A proposta também é criar um espaço bem elaborado que agregue valor aos funcionários que nele trabalham, e às pessoas que o visitarão para adotar os animais. Com investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, os recursos serão pleiteados junto ao Governo do Estado. O projeto prevê a reforma de 200,34 m² da área existente e a ampliação de outros 877,22 m².

A iniciativa conta com uma sala de recepção, outra para observação, para os cães recém-chegados que precisem de cuidados e medicação, além de uma sala de triagem e vacinação, uma sala de apoio, banheiros e copa e cozinha para os funcionários. No local também estão previstos locais para depósito de ração e material de campo, área de lavagem de veículos e equipamentos de campo, DML, área de serviço, sala de necropsia, sala de banho e tosa e 12 baias de canis individuais de quarentena.

O espaço ainda contará com área destinada ao setor administrativo e vestiários de funcionários, setor de atendimento ao público e de adoção, bem como o setor clínico, com futuras instalações para a área cirúrgica, caso haja necessidade. Também contemplará a área de permanência de cães resgatados, dividida em canis/baias chamadas de “maternidade”, destinada às fêmeas paridas, amamentando ou prestes a parir, e os canis coletivos que serão separados por alas de machos e fêmeas, e em adultos e filhotes. No projeto consta também a construção de uma caixa rasa de água para refrescar os animais em época de muito calor.

“Toda a obra foi pensada no conforto térmico para os animais atendidos, facilidade de limpeza e manutenção de todo o espaço, além de contemplar um sistema de captação e armazenagem de águas de chuva para reutilização na limpeza das baias. O canil contará com um projeto paisagístico, que além de trazer um visual aconchegante, proporcionará maior conforto térmico no microclima”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Daniela Carraro Parreiras.

“Projetamos um cercamento vivo de bambus, que formará uma ecobarreira acústica e de odores. O local ainda contará com um Par-Cão na parte externa, como uma forma de conscientização da população, que passeará com seus cães no local e poderá contemplar os animaizinhos que esperam por um lar, uma forma dos munícipes que adotarem seus cãezinhos no local terem uma opção de lazer”, explicou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço.

“No início da nossa gestão, nós visitamos as instalações atuais e vimos que não são adequadas para o cuidado desses animais. É interessante ressaltar que o canil é um espaço para acolhimento de cães abandonados, e não de permanência definitiva, porém, o tempo que ficarem no local devem ser tratados com dignidade, por isso, precisamos contar também com a conscientização da população”, enfatizou o prefeito Marco Franzato.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *