Inscrições para castração gratuita de cães e gatos começam na quinta-feira

O Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura, traz para Cianorte no dia 10 de janeiro de 2022 o Programa Castra Pet, que oferecerá castrações gratuitas para 202 cães e gatos no município com idades entre quatro meses e oito anos, machos ou fêmeas e de todos os portes. As famílias de baixa renda […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Inscrições para castração gratuita de cães e gatos começam na quinta-feira

O Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura, traz para Cianorte no dia 10 de janeiro de 2022 o Programa Castra Pet, que oferecerá castrações gratuitas para 202 cães e gatos no município com idades entre quatro meses e oito anos, machos ou fêmeas e de todos os portes. As famílias de baixa renda (até três salários mínimos renda familiar ou meio salário mínimo renda per capita) que desejarem a realização do serviço em seus animais devem se inscrever a partir desta quinta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que fica na Avenida Piauí, 2099, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. As vagas são limitadas.

No ato da inscrição, é preciso apresentar o RG, CPF e comprovante de endereço atualizado, bem como o cartão do Bolsa Família ou o resumo do Cadastro Único. “Esse é um programa que vai contribuir muito com as famílias que mais precisam e desejam proteger seus animaizinhos de estimação, já que a castração não é importante apenas para prevenir a reprodução, mas também contribui na prevenção de doenças, como o câncer de mama, em fêmeas, e o de próstata, em machos. Por isso, quanto mais cedo o animal passar por esse procedimento, melhor”, explica a secretária da SEMMA, Daniela de Cássia Silva Carraro Parreiras.

No ato da inscrição, os responsáveis não devem levar os animais consigo e devem usar máscaras e manter o distanciamento social. Neste momento os tutores receberão as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Após a castração, os cães e gatos receberão gratuitamente a medicação pós-operatória e a aplicação de microchip eletrônico de identificação animal.

PROGRAMA

O Castra Pet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente e já aconteceu em mais de 100 municípios do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras. A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet: uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”, ressalta o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

Fonte: Diretoria de Comunicação | Prefeitura de Cianorte

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *