Mais de 60 mil domicílios serão visitados pelos agentes do IBGE na região

Por Tribuna de Cianorte/Foto: IBGE Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico. Com dois anos de atraso por causa da pandemia de covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Mais de 60 mil domicílios serão visitados pelos agentes do IBGE na região

Por Tribuna de Cianorte/Foto: IBGE

Com o objetivo de levantar dados amplos e confiáveis sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, a cada 10 anos, o censo demográfico.

Com dois anos de atraso por causa da pandemia de covid-19 (em 2020) e falta de recursos (em 2021), os 32 recenseadores começaram nesta segunda-feira, 1°, a colher informações para a 13ª edição do levantamento, em Cianorte e região.

A previsão é de realizar entrevistas em 61.444 endereços, nos municípios da região. Em Cianorte, serão visitados 35.929 locais.

É por meio do Censo 2022 que o brasileiro saberá quantos habitantes, como são e de que forma vivem nas áreas urbanas e rurais do país. A estimativa do instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. No último levantamento, em 2010, o país tinha 190,8 milhões de habitantes.

O orçamento do Censo 2022 tem valor confirmado de R$ 2,3 bilhões, dos quais 80% destinam-se à contratação temporária de profissionais: 211 mil pessoas, sendo 183.021 recenseadores, 18.420 supervisores e 10 mil agentes censitários. Na região ainda estão disponíveis 55 vagas, 39 em Cianorte, 5 em Jussara, 4 em Japurá, 2 em indianópolis e uma ambas cidades: Cidade Gaúcha, Guaporema, São Tomé e Tapejara.

De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *