No Paraná, números de dezembro já superam meses de pico da pandemia

Os últimos dias de 2020 serão de grandes desafios para a saúde pública do Paraná. É que recentemente não só a pandemia do novo coronavírus voltou a ganhar força, mas os números da Covid-19 neste começo de dezembro já apontam para um cenário ainda mais grave do que aquele registrado entre os meses de julho […]

  • COMPARTILHE:
Imagem No Paraná, números de dezembro já superam meses de pico da pandemia

Os últimos dias de 2020 serão de grandes desafios para a saúde pública do Paraná. É que recentemente não só a pandemia do novo coronavírus voltou a ganhar força, mas os números da Covid-19 neste começo de dezembro já apontam para um cenário ainda mais grave do que aquele registrado entre os meses de julho e setembro, quando a chamada primeira onda da doença atingiu o estado.

Os dados, compilados pelo ‘Bem Paraná’ a partir dos boletins divulgados diariamente pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) mostram que nos 10 primeiros dias de dezembro a média diária de novos casos e óbitos causados pela Covid-19 atingiram níveis recorde no Estado. Enquanto o aumento nos diagnósticos pode ser explicado pelo crescimento na procura pelos exames, a alta nas mortes, por outro lado, aponta claramente o agravamento da situação pandêmica no estado.

Nos primeiros 10 dias de dezembro, o Paraná registrou um total de 37.623 novos casos de Covid-19 e 496 óbitos. Por dia, são 3,76 mil diagnósticos e quase 50 mortes, o que aponta para crescimentos de 70,56% e 59,33%, respectivamente, na comparação com o mês imediatamente anterior – sendo que em novembro o número de paranaenses contaminados pela doença já havia atingido nível recorde dentro da pandemia, com um total de 66,177 diagnósticos (2,21 mil novas confirmações por dia).

Com relação aos óbitos, em novembro, o Paraná já havia registrado um avanço considerável na estatística (na comparação com outubro), passando de 23,19 para 31,13 mortes por dia. Um crescimento de 37,47% que interrompeu uma sequência de dois meses consecutivos com queda no número de óbitos.

Até aqui, considerando-se apenas os meses fechados (ou seja, os meses já passados) agosto concentra o maior número de fatalidades causadas pelo novo coronavírus, com 1.351 registros ao todo e uma média de 44 casos por dia. O que se verifica até aqui em dezembro, então, é algo simplesmente inédito, com 49,6 mortes diárias (número 13,8% superior ao dado de agosto).

Fonte: Bem Paraná

(Foto: Franklin de Freitas)

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *