Paraná perde 8 mil usuários de planos de saúde durante a pandemia

Em três meses, o mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares registrou perda de mais de 250 mil beneficiários, o que equivale a uma queda de 0,5%, constata a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). No Paraná, no mesmo período foram 8.100 usuários que deixaram ou […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Paraná perde 8 mil usuários de planos de saúde durante a pandemia

Em três meses, o mercado brasileiro de planos de saúde médico-hospitalares registrou perda de mais de 250 mil beneficiários, o que equivale a uma queda de 0,5%, constata a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), produzida pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). No Paraná, no mesmo período foram 8.100 usuários que deixaram ou perderam os planos de saúde.

As perdas no Estado não estão entre as maiores do País em julho, e até ficou acima do mesmo mês de 2019. No ano passado o Paraná tinha em julho 2.839.959 pessoas nos planos particulares, e em julho deste ano chegou a 2.842.713. Em abril deste ano eram 2.849.813.

“No início da pandemia pelo novo Coronavírus, em fevereiro e março, houve mais adesões do que cancelamentos aos planos médico-hospitalares. A partir de abril, o setor passou a registrar sucessivas baixas, particularmente intensa em maio e menos intensa em junho, resultado do elevado número de demissões, interrupção de atividades, fechamentos de empresas ou ainda da perda de poder aquisitivo”, aponta José Cechin, superintendente executivo do IESS.

O setor ainda deve ficar alerta nos próximos meses, já que não é possível saber como todo o mercado brasileiro irá se comportar. “O que depende diretamente dos rumos que a Covid-19 irá tomar no Brasil, do comportamento das pessoas e das ações dos poderes público e privado”, completa.

Cechin explica que o comportamento do mercado de planos de saúde médico-hospitalares está intimamente ligado ao saldo de empregos formais no País. O executivo destaca que isso se deve ao fato de a maior parte ser de planos coletivos empresariais.

Fonte: Bem Paraná

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *