Paraná precisa de mais 7 milhões de doses de vacina, mas não tem previsão de quando chegam

Com a meta de vacinar todos os paranaenses que estão no grupo de risco e têm idade acima de 18 anos até o final de maio, o Paraná está se esforçando para acelerar o andamento do Plano Nacional de Imunização. Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR), o governo local está negociando com oito […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Paraná precisa de mais 7 milhões de doses de vacina, mas não tem previsão de quando chegam

Com a meta de vacinar todos os paranaenses que estão no grupo de risco e têm idade acima de 18 anos até o final de maio, o Paraná está se esforçando para acelerar o andamento do Plano Nacional de Imunização. Segundo a Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR), o governo local está negociando com oito diferentes laboratórios a aquisição de pelo menos 16 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, número que pode chegar a 33 milhões de doses dependendo da disponibilidade dos fornecedores.

Até agora, o Paraná recebeu 1.260.000 doses de vacinas contra a Covid-19, suficientes para imunizar 630 mil pessoas (o equivalente a 5,47% da população paranaense), considerando-se que cada indivíduo precisa receber duas doses para que a proteção completa seja garantida (vacinas contra o coronavírus que exigem a aplicação de apenas uma dose não foram compradas até aqui pelo Ministério da Saúde).

Segundo a Sesa, até ontem 724.029 doses do imunizante haviam sido aplicadas, sendo 535.424 da primeira dose e 188.605 da segunda dose. Para vacinar o grupo prioritário, contudo, são necessárias 8.038.230 doses, uma vez que a lista com 21 faixas da população que integram o grupo prioritário tem 4.019.115 pessoas.

Na prática, isso significa que, nos 73 dias restantes até o final de maio, o Paraná precisa receber mais 6.778.230 doses para ter chance de cumprir a meta anunciada no Plano Estadual de Vacinação. Até aqui, passados 59 dias desde o início da vacinação no estado (18 de janeiro até 18 de março), foram recebidas 1,26 milhão de doses.

Doses compradas pelo Estado serão repassas ao Ministério

Com a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados e municípios adquiram a vacina contra o novo coronavírus, o Paraná já negocia a compra de pelo menos 16 milhões de doses, tendo formalizado oito intenções de aquisições com diferentes laboratórios. Ainda não há, porém, qualquer previsão para um desfecho dos acordos.

Além disso, apenas uma parcela das doses adquiridas pelo estado seriam destinadas aos paranaenses. Isso porque foi pactuado no Fórum Nacional dos Governadores que todos os estados que conseguissem adquirir vacina distribuirão o imunizante pelo Plano Nacional de Imunização, para que se evite concorrência desleal ou favorecimento na imunização entre os estados.

De toda forma, a possibilidade de aquisição de vacinas por estados e municípios é vista por especialistas como uma notícia esperançosa para o enfrentamento da pandemia, especialmente tendo-se em conta a lentidão do governo federal em conseguir adquirir mais imunizantes para acelerar o andamento do Plano Nacional de Imunização.

Vacinação no Paraná

Grupo prioritário Pop. Estimada 1ª dose 2ª dose % vacinados
Pop. Indígena 10.565 9.069 7.229 85,84%
Idosos e pessoas com deficiência instituc. 12.706 11.839 9.777 93,18%
Trabalhadores de Saúde 303.026 251.655 123.820 83,05%
Idosos 1.781.813 263.252 47.513 14,77%

Vacinação em Curitiba

Grupo prioritário Pop. Estimada 1ª dose % vacinados
Pop. Indígena 73 73 100,00%
Idosos e pessoas com deficiência instituc. 6.000 5.753 95,88%
Trabalhadores de Saúde 74.083 47.765 64,47%
Idosos 313.576 61.120 19,49%

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e Secretaria Estadual da Saúde do Paraná

Sociedade civil se mobiliza em favor da imunização

Com a escalada da pandemia e o colapso do sistema de saúde, a sociedade civil se une ainda mais em prol da imunização em massa contra o novo coronavírus. Na segunda-feira, por exemplo, foi lançada uma mobilização pedindo ao Ministério da Saúde mais vacinas contra a Covid-19: trata-se do abaixo-assinado #VacinaParaná, idealizado pelo deputado estadual Michele Caputo e disponível na plataforma virtual change.org.

“Precisamos de mais vacinas e de forma urgente! Queremos que o Paraná seja priorizado, tendo em vista a gravíssima situação que estamos enfrentando. O povo paranaense clama por mais vacinas”, afirma o parlamentar, citando ainda que o estado vem batendo recorde de casos e mortes e apresenta hoje a maior fila de espera por um leito de UTI ou enfermaria no país.

Além disso, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Setcepar) aderiu à campanha #VacinaJá – O Brasil tem pressa!, que busca chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a extrema necessidade da imunização em massa dos brasileiros. “Entendemos que esta é a melhor medida, tanto para a questão sanitária e de saúde pública quanto para a crise econômica que o Brasil e o mundo vivenciam. Assim que imunizadas, as pessoas conseguirão retornar aos seus postos de trabalho, reestabelecendo o equilíbrio dos serviços de saúde e a retomada da economia”, diz Gerson Medeiros, presidente em exercício do Setcepar.

Governo do Estado nega desabastecimento de oxigênio

Em nota encaminhada à imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu ontem que não há desabastecimento de oxigênio no Paraná nas unidades hospitalares próprias do Governo.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *