Paraná terá 242.880 doses da CoronaVac e vacinação pode começar nesta segunda

O Paraná terá direito a receber 242.880 doses da CoronaVac nesta primeira entrega do Ministério da Saúde, segundo as informações divulgadas nesta manhã de segunda-feira, 18 de janeiro. O quantitativo atenderá aos grupos prioritários da primeira fase (trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizada). Além disso, há uma reserva de 22.720 doses para imunizar […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Paraná terá 242.880 doses da CoronaVac e vacinação pode começar nesta segunda

O Paraná terá direito a receber 242.880 doses da CoronaVac nesta primeira entrega do Ministério da Saúde, segundo as informações divulgadas nesta manhã de segunda-feira, 18 de janeiro. O quantitativo atenderá aos grupos prioritários da primeira fase (trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência institucionalizada). Além disso, há uma reserva de 22.720 doses para imunizar indígenas.

A previsão era de que a campanha de vacinação começasse na quarta-feira (20). No entanto, na cerimônia de distribuição das doses em Garulhos, na Grande São Paulo, o ministro da Sáúde, Eduardo Pazuello, afirmou quea imunização poderia ser imediatamente iniciada após a chegada das doses, a partir das 17 horas desta segunda-feira, ou seja, a vacinação pode começar ainda hoje no Paraná.

A CoronaVac é a primeira vacina contra a covid-19 aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, será distribuído pelo governo do Paraná aos 399 municípios do Estado nos próximos dias.

Prioritários – Ao todo, 126.481 paranaenses devem ser contemplados, entre profissionais de saúde da linha de frente, idosos e pessoas com deficiência  em instituições de longa permanência e indígenas.

O carregamento está armazenado em Guarulhos (SP) e nas próximas horas deve ser enviado ao Paraná . O lote vai para a Central Logística da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, responsável pela distribuição às prefeituras.

Frente parlamentar

“Já no ano passado constatamos que a primeira vacina disponível no país seria a do Butantan. Um trabalho amplo da Frente Parlamentar do Coronavírus, que também recomendou ao Estado a elaboração de um plano estadual de imunização e a compra de seringas e agulhas para operacionalizar a vacinação”, lembrou o deputado Michele Caputo, que é coordenador da frente parlamentar.

O Governo do Estado esperava receber 400 mil vacinas nesta segunda. Contudo, o fracasso na importação de 2 milhões doses da CoviShield (vacina Oxford/Astrazeneca/Fiocruz/Instituto Serum), por parte do governo federal, atrasou a chegada das outras doses. Até o momento não há previsão do envio dessas doses provenientes da Índia.

Desde o início da pandemia, o Paraná contabiliza 498.666 casos e 9.015 mortes em decorrência da covid. A ocupação dos leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença também está crescendo e já chega a níveis preocupantes, com 84%.

(Foto: Jonathan Campos/AEN)
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *