Prefeito Bongiorno apresenta panorama do enfrentamento à Covid-19

Após recesso, a Câmara Municipal retomou as sessões ordinárias na manhã desta segunda-feira (03) e, em atendimento ao requerimento do vereador João Alexandre Teixeira, o prefeito Bongiorno, que também está exercendo o cargo de secretário municipal de Saúde, apresentou um panorama das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Cianorte, que contabiliza, desde o aparecimento […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Prefeito Bongiorno apresenta panorama do enfrentamento à Covid-19

Após recesso, a Câmara Municipal retomou as sessões ordinárias na manhã desta segunda-feira (03) e, em atendimento ao requerimento do vereador João Alexandre Teixeira, o prefeito Bongiorno, que também está exercendo o cargo de secretário municipal de Saúde, apresentou um panorama das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Cianorte, que contabiliza, desde o aparecimento do primeiro caso, em 12 de março, o total de 754 confirmações da doença, atualmente com 65 em isolamento domiciliar e quatro internados, sendo três na UTI e um na enfermaria. Foram descartados 1.399 e estão sob investigação 151.

“Hoje, a situação está sob controle, mas sabemos que o cenário pode mudar a qualquer momento. Por isso, temos mantido as ações de reforço dos equipamentos, medicamentos e profissionais exclusivos para o tratamento da Covid-19. Contamos com seis leitos de UTI cadastrados pelo Estado e que servem a todos da 13ª Regional de Saúde, mais seis montados pelo próprio Município e dois particulares. Além disso, em enfermaria temos capacidade para 15 pessoas na Santa Casa, 12 na UPA e 30 no Centro de Atendimento à Síndrome Respiratória, montado no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori”, destacou Bongiorno.

Segundo o prefeito, para que as ações preventivas propostas pelo poder público tenham efeito é preciso a colaboração da população. “Não sabemos mais o que fazer para que as pessoas tenham consciência e respeitem as exigências do decreto municipal, principalmente sobre o uso das máscaras e evitar aglomerações. Estamos fazendo as fiscalizações, orientando e até mesmo interditando estabelecimentos. O cianortense precisa entender que enquanto cada um não fizer a sua parte na prevenção, todos correm risco. O município está com estrutura para o atendimento, mas tudo é finito”, alertou.

Ao final, Bongiorno respondeu aos questionamentos dos demais vereadores e também recebeu elogios pelo posicionamento que vem tomando. “Sabemos que são decisões difíceis em uma situação que é nova e extremamente preocupante”, afirmou o presidente do Legislativo, Silvio do Pátio. A ocasião também contou com a presença do diretor institucional da Fundhospar (Santa Casa), Gilmar Célio; do diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Divonsir Sena; chefes de divisões e servidores. A íntegra da sessão pode ser conferida pelo site da Câmara Municipal (camaracianorte.pr.gov.br) ou diretamente pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=8n1XjRuSFKg>.

Fonte: Assessoria de Comunicação

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *