Prefeitura divulga programação da Outubro Rosa em Cianorte

A prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero ganhará um reforço especial no próximo mês. Isto porque, em decorrência da Outubro Rosa, uma série de atividades serão realizadas pela Prefeitura de Cianorte, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, em parceria com o […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Prefeitura divulga programação da Outubro Rosa em Cianorte

A prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero ganhará um reforço especial no próximo mês. Isto porque, em decorrência da Outubro Rosa, uma série de atividades serão realizadas pela Prefeitura de Cianorte, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, em parceria com o Conselho da Mulher Empresária da ACIC. O lançamento da programação acontece na próxima sexta-feira (1o de outubro), às 18h30, em frente ao Paço Municipal, com um Aulão de Dança. As inscrições são para 200 pessoas e acontecem na sede da ACIC mediante a doação de 1 kg de alimento.

Além disso, no decorrer do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem o público feminino para coleta de preventivos aos sábados, das 8h às 17h. No dia 2 de outubro, os exames acontecerm nas UBSs do Jardim Santa Mônica, Universidade e Morada do Sol; no dia 16, nas Unidades Extensão, São Lourenço e Vidigal; no dia 23 nas Unidades do Marselha, Cianortinho, Setor 4, Zona 2 e Vidigal; e no dia 30 nas Unidades da Vila 7, Setor 3, Atlântico e Setor 8. Os exames são voltados para mulheres com mais de 25 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde, ou com idade inferior e que já tenham iniciado a atividade sexual.

“Para evitar aglomerações, devido ao Coronavírus, a gente pede às mulheres que procurem sua UBS de referência durante a semana e agendem o horário de atendimento que desejam no sábado”, solicita a enfermeira Marcela Soares Loureiro, que completa explicando que cada Unidade ainda conta com escalas especiais durante o mês para a realização desses atendimentos. “É importante, durante o contato com a equipe de saúde, que cada uma consulte a agenda disponível e, assim, verifique o horário que mais se adapta à sua rotina”, conclui.

Ao buscarem pelo exame preventivo, mulheres acima de 40 anos ou com idade inferior que pertençam a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama ou que apresentem algum achado clínico receberão encaminhamento para a mamografia. As empresas prestadoras de serviço, durante todo o mês, se revezarão para atender em horários especiais. A agenda da campanha ainda conta com carreata no dia 16 de outubro, com saída em frente a ACIC, às 9h.

PREVENÇÃO NAS EMPRESAS

A coleta de preventivo também poderá ser realizada pela equipe da Secretaria de Saúde na sede de empresas e shoppings de forma gratuita. Para isso, as instituições devem entrar em contato om a Secretaria Municipal de Saúde, pelo 3619-0330 ou 3619-0324, e programar a ação com as enfermeiras Marcela ou Andreia. Os agendamentos podem acontecer até o final deste ano.

RECOMENDAÇÕES

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda às mulheres que desejam fazer os preventivos ginecológicos que evitem relações sexuais e o uso de duchas e medicamentos vaginais nas 48 horas que antecedem à realização do exame. Também informa que é importante não estar menstruada, já que a presença de sangue pode alterar o resultado, e que mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde e a do bebê. No momento do exame, é necessário apresentar RG, CPF e os cartões do Município e do SUS.

Fonte: Assessoria de Comunicação

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *