Projeto ameaçado, crise financeira e baixas no elenco: as dificuldades das “Poderosas” em meio à pandemia

O mundo do esporte foi extremamente afetado por conta da pandemia do coronavírus. Com o impacto da crise, várias agremiações esportivas estão com sérias dificuldades para viabilizar a retomada de suas atividades. Se para os considerados “grandes” a situação é crítica, imagine o futsal feminino que, mesmo antes da crise mundial, já encontrava inúmeros obstáculos […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Projeto ameaçado, crise financeira e baixas no elenco: as dificuldades das “Poderosas” em meio à pandemia

O mundo do esporte foi extremamente afetado por conta da pandemia do coronavírus. Com o impacto da crise, várias agremiações esportivas estão com sérias dificuldades para viabilizar a retomada de suas atividades. Se para os considerados “grandes” a situação é crítica, imagine o futsal feminino que, mesmo antes da crise mundial, já encontrava inúmeros obstáculos para se manter. No Cianorte Futsal, atual campeão da Conmebol Libertadores da América, a situação não é diferente.

Após encerrar a temporada 2019 com as conquistas da Supercopa, Liga Nacional, Campeonato Paranaense e a tão sonhada Libertadores, a equipe cianortense quase viu o projeto ir por água abaixo durante a crise causada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o técnico Cleverson Santana, os salários de todos os departamentos foram reduzidos para que a equipe pudesse manter suas atividades. Além disso, quatro atletas foram desligadas para contenção de despesas.

“Este ano a diretoria teve que tomar algumas medidas para que o nosso projeto não acabasse. Por conta da dificuldade financeira, o nosso calendário foi todo comprometido. Tivemos a baixa de quatro atletas, algumas por medidas financeiras também. Houve também acordos com a comissão técnica e atletas em relação a redução salarial para que conseguíssemos manter o ano”, disse o treinador.

Foto: Anna Calixto/Cianorte Futsal

Em relação ao calendário de competições, só restam dois compromissos para este ano. O primeiro deles é o Campeonato Paranaense Série Ouro, que tem início previsto para o próximo dia 26. Além da competição estadual, as “Poderosas” vão disputar o Campeonato Brasileiro, competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). O certame nacional será realizado em Paulista (PE), com data a ser confirmada em breve pela entidade.

“Hoje, nos restam duas competições, que é o Campeonato Paranaense e o Campeonato Brasileiro, que é sudisidiado pelo governo e não tem gasto nenhum, nem com transporte aéreo, hotel, alimentação e arbitragem”, explica Santana.

TAÇA BRASIL ADIADA

Competição que dá vaga para a Conmebol Libertadores da América de Futsal Feminino, a Taça Brasil foi adiada para o janeiro. O novo calendário, no entanto, não agrada ao Cianorte, já que os contratos em vigor se encerram no final do ano.

“Vamos enviar um ofício para a federação, pois é uma data inviável para nós. Nosso compromisso com as atletas vai até o dia 30 de dezembro. A partir daí, estaremos em renovação. Não teremos nem pré-temporada para participar desta competição. Vamos sugerir que a competição ocorra mais para frente, em abril, por exemplo, para que possamos contratar e realizar a pré-temporada. A Taça Brasil é uma competição que dá vaga para a Libertadores da América e é muito importante”, argumenta o treinador.

BAIXAS NO ELENCO

Em relação ao elenco que iniciou a preparação no início da temporada, deixaram a equipe durante a pandemia as alas Marcelinha e Natalia Medeiros, a pivô Verônica e a goleira Laidy.

Permanecem na equipe: Izabela, Lelê e Maria (goleiras); Julia, Sabrina, Ana, Luana, Claudia Romero, Gabi e Josi (alas); Ontiveros, Camila e Vanessa (alas/fixas); Keka (fixa); Jejé (fixa/pivô).

Apesar das baixas, o comandante da equipe se diz satisfeito com o rendimento do elenco nos treinamentos.

“Estou gostando muito do trabalho da equipe e da dedicação das atletas. Espero que seja uma equipe tão competitiva quanto a dos últimos anos”, finalizou Cleverson Santana.

> CLIQUE AQUI E CONFIRA A TABELA DE JOGOS DO PARANAENSE FEMININO

Fonte: Blog do Martins Neto

Fotos: Anna Calixto/Cianorte Futsal

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *