Reunião de comitê sobre autismo debate ações em Cianorte

Um comitê formado por representantes do Executivo e Legislativo Municipal de Cianorte e pais de crianças com autismo vem se reunindo há alguns meses para debater ações e proposições para melhorar a qualidade de vida destes alunos no município. A criação desta rede de atenção se faz necessária para discutir políticas públicas para este público. […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Reunião de comitê sobre autismo debate ações em Cianorte

Um comitê formado por representantes do Executivo e Legislativo Municipal de Cianorte e pais de crianças com autismo vem se reunindo há alguns meses para debater ações e proposições para melhorar a qualidade de vida destes alunos no município. A criação desta rede de atenção se faz necessária para discutir políticas públicas para este público.

A reunião tem sido organizada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Peres Pedrão e contou com a presença de três chefes de secretarias municipais: Aline Rosa Kist, da Assistência Social; Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues, da Educação e Cultura; e, Rebeca Silva Galacci, da Saúde. No encontro desta terça-feira, 22, realizada à tarde no auditório do Paço Municipal, também contou com a presença do vereador Afonso Sérgio Lima, vice-presidente do Legislativo Municipal.

Os pais de crianças com autismo apresentaram alguns anseios e necessidades desta população. Dentre as ações da equipe foi realizado um diagnóstico com mapeamento de quantas crianças e adolescentes possuem autismo no município, faixa etária e grau de funcionalidade e dependência. Por meio deste trabalho multidisciplinar envolvendo os poderes e parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, estão planejando ações que possam colaborar com o atendimento de autismo em Cianorte.

Nos assuntos levantados, pediu-se também a análise para instalação de uma clínica-escola ou similar, um local que possa oferecer suporte multiprofissional para alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista e seus familiares. Bem como, a capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de educação, saúde e ação social para atendimentos especializados e uma centralização dos atendimentos em um único espaço para que seja facilitado o transporte das crianças e adolescentes até o local.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Wilson Peres Pedrão, que tem mediado os debates, “ouvir a população, os pais de autistas e as equipes multiprofissionais, é um passo importante para a construção de proposições mais efetivas para atender a demanda”.

Foto e Matéria: Fernando Melo

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *