Soldados da Polícia Militar são homenageados na Câmara de Cianorte

Com objetivo de homenagear quatro soldados da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), de Cianorte. Na quinta-feira, 2, foi entregue na Câmara de Vereadores de Cianorte, os Votos de Parabéns aos soldados Adenilson Batista, Aline Aparecida Rodrigues, Luiz Henrique Cardoso Arcini e Paulo Ricardo de Moura de Souza, por salvarem, através da manobra […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Soldados da Polícia Militar são homenageados na Câmara de Cianorte

Com objetivo de homenagear quatro soldados da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM), de Cianorte. Na quinta-feira, 2, foi entregue na Câmara de Vereadores de Cianorte, os Votos de Parabéns aos soldados Adenilson Batista, Aline Aparecida Rodrigues, Luiz Henrique Cardoso Arcini e Paulo Ricardo de Moura de Souza, por salvarem, através da manobra de Heimlich, crianças engasgadas com leite materno na cidade em 2020.

No dia 14 de janeiro, os soldados Batista e Souza prestaram socorro ao bebê de, aproximadamente, 14 dias, na Avenida Atlântica. Já no dia 14 de fevereiro, os soldados Arcini e Souza desengasgaram um bebê de, aproximadamente, 30 dias, na Rua Mearim. E no dia 21 de março, os soldados Arcini, Rodrigues e Souza salvaram um bebê de 10 meses, na Avenida Maranhão.

“Em primeiro lugar, parabenizo os soldados pela utilização correta da técnica de desengasgamento e que suas atitudes sirvam de exemplo para os demais policiais da corporação. Ficamos felizes em ajudar e prestar um bom atendimento à população sempre. Ao todo, já salvamos nove crianças engasgadas com leite materno, um recorde estadual”, parabeniza e salienta o comandante da 5ª CIPM, major Elisvaldo Balbino dos Santos.

A iniciativa da homenagem é do vereador Adailson Carlos Ignácio da Costa, o Dadá (Podemos) assinada por todos os vereadores. Dadá, na oportunidade, destacou a importância da homenagem. “É fundamental reconhecer esse gesto de bravura dos quatro soldados da Polícia Militar de Cianorte, que não mediram esforços. Esse Voto de Parabéns é uma forma de valorizar este importante trabalho dos policiais, que além de nos proteger, salvam vidas”, explica.

“Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), não foi possível fazer a homenagem na sessão ordinária com a presença do público e dos familiares dos homenageados, porém esse Voto de Parabéns a esses quatro heróis, concedido e aprovado por todos os dez vereadores, é um forma de toda a população da cidade e da região dizer muito obrigado. A Câmara de Cianorte fica à disposição de todos, mesmo no período de recesso eleitoral”, felicita o presidente da Câmara de Cianorte, Silvio Fernandes, o Silvio do Pátio (Podemos) acompanhado dos vereadores Marcia Pereira e Victor Hugo Davanço também presentes na solenidade.

Manobra de Hemilich

A “manobra de Heimlich” criada pelo médico Henry Heimlich em 1974, consiste em dar um “abraço” por trás da vítima de um sufocamento, a fim de provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea, seja algo sólido ou líquido, ao fazer uma forte pressão com as mãos na “boca do estômago” da pessoa.

Engasgamento em adultos e crianças

De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se posicionar atrás da vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro). Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”, já a outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Engasgamento em bebês

Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões no meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

O Ministério da Saúde alerta: esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC), com informações do Ministério da Saúde

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *