UEM de Cianorte inaugura oficina tecnológica Fab Lab

O curso de Design da Universidade Estadual de Maringá (UEM), CampusRegional de Cianorte (CRC), inaugurou, nesta terça-feira (12), o primeiro Fab Lab em uma universidade pública da região. A oficina tecnológica de pequeno porte prestará serviços à sociedade local. A iniciativa é fruto de um projeto contemplado pela chamada pública do Programa de Pesquisa e […]

  • COMPARTILHE:
Imagem UEM de Cianorte inaugura oficina tecnológica Fab Lab

O curso de Design da Universidade Estadual de Maringá (UEM), CampusRegional de Cianorte (CRC), inaugurou, nesta terça-feira (12), o primeiro Fab Lab em uma universidade pública da região. A oficina tecnológica de pequeno porte prestará serviços à sociedade local. A iniciativa é fruto de um projeto contemplado pela chamada pública do Programa de Pesquisa e Inovação em Design da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, que subsidiou um aporte financeiro de R$ 202 mil.

Segundo a coordenadora do projeto “Fab Lab Design UEM”, Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, a oficina é “um espaço onde docentes, estudantes, técnicos e demais profissionais poderão partilhar conhecimento, inovação, experiências e materializar produtos para a área da agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, construção civil, comércio e serviços”.

Para a diretora do CRC, Anelise Guadagnin Dalberto, “este projeto materializa e fortalece o tripé da universidade: pesquisa, ensino e extensão. Especialmente este último, que consiste em estabelecer uma relação entre a universidade e a sociedade. É um trabalho que vem trazendo resultados muito positivos”, disse.

O reitor da UEM, Júlio César Damasceno, enalteceu a iniciativa. “Parabenizo a todos os envolvidos neste projeto, que demonstra a coragem de empreender e inovar. Vivemos um momento em que buscamos aproximar a comunidade científica ao setor comercial e industrial”, defendeu.

Representando o prefeito Marco Franzato, o vice João Alexandre Teixeira falou sobre o papel da UEM para o desenvolvimento regional. “Muito do que temos e somos é fruto do trabalho desta universidade. Este é um momento histórico. Por isso, parabenizo o Departamento de Desing e Moda e coloco a administração municipal à disposição deste projeto”, finalizou.

A solenidade também contou a presença do especialista em Negócios, Desenvolvimento de Gestores e Diretor na FIESP, Fernando Seabra; do gerente do Sebrae, Wendel Miller; do diretor do Centro de Tecnologia da UEM (CTC), Romel Dias Vanderlei; e do chefe adjunto do CRC, Ronaldo Salvador Vasques; além de representantes das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico.

Fonte/Foto: ACPM

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *