VACINA CONTRA COVID-19 TESTADA NO PARANÁ TEM EFICÁCIA DE 78%

A CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, tem 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Os dados fazem parte dos estudos clínicos da Fase 3 feitos no Brasil pelo Instituto Butantan, divulgados nesta quinta-feira (7). De acordo […]

  • COMPARTILHE:
Imagem VACINA CONTRA COVID-19 TESTADA NO PARANÁ TEM EFICÁCIA DE 78%

A CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, tem 78% de eficácia na prevenção de casos leves da doença causada pelo coronavírus. Essa eficácia, porém, aumenta para 100% para casos graves e moderados. Os dados fazem parte dos estudos clínicos da Fase 3 feitos no Brasil pelo Instituto Butantan, divulgados nesta quinta-feira (7).

De acordo com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), o Instituto Butantan, parceiro da Sinovac no Brasil, fez o pedido de uso emergencial da vacina da CoronaVac na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É a primeira vacina que pede o registro na Anvisa.

De acordo com Doria, está mantida a previsão de iniciar a vacinação no Estado no dia 25 de janeiro. Para o governador, “o objetivo é fornecer a vacina para todo o Brasil por meio do Ministério da Saúde”.

“Vacina do Butantan é a vacina de São Paulo”, disse o governador durante entrevista coletiva realizada no instituto. “Vacina de São Paulo é a vacina do Brasil”, completou o tucano. Doria comemorou os resultados como uma “vitória do trabalho iniciado em abril de 2020” e afirmou que o “planejamento para a Coronavac não é fato político, não é fato partidário, é fato da ciência”.

Segundo o Butantan, 10,8 milhões de doses do imunizante já estão prontos para ser distribuídos. O Butantan é responsável pelos estudos clínicos com a CoronaVac no Brasil e já está envasando a vacina em suas instalações em São Paulo.

Testes no Paraná

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi um dos centros de pesquisa do estudo coordenado pelo Instituto ButantanAo todo, 1,4 mil profissionais da saúde voluntários receberam duas doses da CoronaVac em Curitiba.

No Paraná, diferentes prefeituras já anunciaram acordos com o Governo de São Paulo para aquisição de doses da vacina do Butantan. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, formalizou a compra ainda em meados de dezembro.

A Prefeitura de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, também anunciou a compra de 16 mil doses da CoronaVac para aplicação em profissionais da saúde.

Reuters
VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *