Vereadores aprovam cinco Projetos de Lei

Os vereadores de Cianorte realizaram na manhã desta segunda-feira, 1º, a 15ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados seis projetos, por unanimidade, sendo dois em primeiro turno e três em segundo turno e redação final. Destaque para o Projeto de Lei 20/2020 – aprovado em primeiro turno e de autoria da Prefeitura- que […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Vereadores aprovam cinco Projetos de Lei

Os vereadores de Cianorte realizaram na manhã desta segunda-feira, 1º, a 15ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram aprovados seis projetos, por unanimidade, sendo dois em primeiro turno e três em segundo turno e redação final.

Destaque para o Projeto de Lei 20/2020 – aprovado em primeiro turno e de autoria da Prefeitura- que prevê a realização do ‘Festival Arte e Cultura in live’, em 2020, bem com autoriza o valor R$ 10 mil, com a premiação dos participantes selecionados. As regras, data do evento, valores individualizados das premiações, serão divulgados pela Divisão de Cultura posteriormente.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo do evento, é ajudar o setor cultural da cidade, um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19, devido a suspensão de eventos culturais presenciais; bem como proporcionar momentos de descontração para as famílias cianortenses.

Também aprovado em primeiro turno, o Projeto de Lei 19/2020 – de autoria da Prefeitura -autoriza a cessão de 100 metros quadrados (100m²) – em terreno particular, por 20 anos – para a perfuração de um poço artesiano e construção de reservatório de água, a fim de atender aos moradores da Estrada Pão de Açúcar, associados à Associação de Moradores e amigos da referida estrada, com água potável.

Segundo Turno e Redação Final

Destaque ao Projeto de Lei Complementar 9/2020-D – de iniciativa do vereador João Alexandre Teixeira (Republicanos) e assinado por todos os vereadores – o qual denomina Isabelle Magalhães Pina, o parque infantil instalado na Praça Maisa Vilela de Andrada In Balbino, localizada na confluência das Avenidas Goiás com Piauí juntamente com a Rua Pacaembu.

Houve ainda, a aprovação de dois projetos de lei, de autoria da vereadora Marcia Pereira (PL). O Primeiro, Projeto de Lei 17/2020-A,  institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos em Cianorte: a Semana Cultural, a ser realizada, anualmente, no mês de outubro, com diversas atividades culturais locais gratuitas; bem como a Festa Literária de Cianorte – Flicia, a ser realizada, anualmente, no mês de junho, que além de incentivar os estudantes municipais ao hábito da leitura, tem por objetivo dar visibilidade aos escritores de Cianorte e Região.

Já o segundo, Projeto de Lei 18/2020-A, denomina Orlando Marquini, a quadra de malha e bocha localizada na Rua Marabá esquina com a Rua Dr. Cícero, no Distrito de Vidigal. Marquini nasceu em 13 de janeiro de 1928, em Ibitinga, no estado de São Paulo. No início da década de 1950, ele chegou em Cianorte. Em Vidigal, ajudou a construir a Capela Nossa Senhora Aparecida, primeira igreja do distrito; bem como praticou esportes, inclusive bocha, na Praça Central. Faleceu em 31 de janeiro de 2007, aos 79 anos.

Agenda

Na sexta-feira (5), o presidente da Câmara de Cianorte, juntamente com todos os vereadores, convida a população para participar, de forma online (pelo site da Câmara), da audiência pública de apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (Projeto de Lei 15/2020), para elaboração do orçamento municipal para o Exercício de 2021. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail: contato@camaracianorte.pr.gov.br. Na segunda-feira (8), às 10h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *