Vereadores aprovam reajuste acima da inflação para o funcionalismo público municipal

Nesta quinta sessão ordinária de 2020 – realizada nesta segunda-feira, 9 – foram aprovados, por unanimidade, quatro projetos de leis. Ao todo, em primeiro turno, foram aprovados três projetos; já em segundo turno e redação, foi aprovado projeto único. Em primeiro turno, destaque para os Projetos de Lei 6/2020 e 9/2020-F, – de autoria da […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Vereadores aprovam reajuste acima da inflação para o funcionalismo público municipal

Nesta quinta sessão ordinária de 2020 – realizada nesta segunda-feira, 9 – foram aprovados, por unanimidade, quatro projetos de leis. Ao todo, em primeiro turno, foram aprovados três projetos; já em segundo turno e redação, foi aprovado projeto único.

Em primeiro turno, destaque para os Projetos de Lei 6/2020 e 9/2020-F, – de autoria da Prefeitura e da Mesa Diretora da Câmara – que autorizam os Poderes Executivo e Legislativo reajustar os vencimentos e prêmio assiduidade em 6%, e do auxílio-saúde e gratificações em 8%, a partir de 1º de março de 2020, dos servidores ativos e inativos dos respectivos poderes. O percentual não se aplica aos cargos de Educador Infantil 30 e 40 horas, os quais já tiveram reajuste em dezembro de 2019.

De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a inflação oficial registrada, em 2019, foi apurada em 4,31%, ou seja, os servidores terão uma correção real de 1,69 pontos percentuais.

“Queremos agradecer a sensibilidade do prefeito Bongiorno (Podemos), que atendeu o apelo dos sindicatos locais e concedeu um aumento acima da inflação. É uma conquista muito importante para os servidores públicos municipais da Câmara e da Prefeitura”, salienta o presidente da Câmara de Cianorte, Silvio Fernandes, o Silvio do Pátio (MDB), que, na ocasião, ressaltou que o aumento será só para os servidores e não para os vereadores, secretários e prefeito, que permanecem com os mesmos salários.

Caso seja novamente aprovado em segundo turno e redação final na próxima sessão ordinária, de segunda-feira, 16, o prefeito de Cianorte, Claudemir Romero Bongiorno (Podemos), terá o prazo de 15 dias para sancioná-lo.

Segundo Turno

O Projeto de Lei 45/2019 – de autoria da Prefeitura – atribui nome a cinco vias públicas da cidade. O primeiro denomina Praça da República, as vias que contornam a quadra 66, da Zona 1, bem como entre as quadras 57, 64 e 65, da Zona 1. O segundo denomina Avenida Distrito Federal, o trecho compreendido entre as Avenidas Santa Catarina e Dr. José Roberto Furquim de Castro. Já o terceiro, denomina Travessa Garibaldi, a via pública entre as Ruas Ibicuí e Ijuí. Na sequência, o quatro denomina Rua Ivaí, o trecho compreendido entre as quadras 126-A e 105, da Zona 3. E, por fim, o quinto denomina Rua Paracatu entre as quadras 126-B e 125, da Zona 3.

Presença

Sessão ordinária contou com a presença do cabo da Polícia Rodoviária do Estado do Paraná, Saulo da Rocha Pina e de dona Ivete, que representou todas as mulheres cianortenses.

Agenda

Na segunda-feira (16), às 19h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *