Aniversário de 24 anos do Parque Cinturão Verde tem programação especial
Assessoria Criado em 28 de abril de 2000, o Parque Municipal Cinturão Verde (PMCV) completa neste mês 24 anos. Para celebrar a passagem da data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal preparou uma programação alusiva, composta por passeio nas trilhas, exposição fotográfica, Feirinha do Cinturão, visitação ao Ecomuseu, plantio de mudas, disk […]
Assessoria
Criado em 28 de abril de 2000, o Parque Municipal Cinturão Verde (PMCV) completa neste mês 24 anos. Para celebrar a passagem da data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal preparou uma programação alusiva, composta por passeio nas trilhas, exposição fotográfica, Feirinha do Cinturão, visitação ao Ecomuseu, plantio de mudas, disk árvore e espetáculo.
“Elaboramos um calendário diversificado, com opções de datas, horários e atividades, contemplando a todos. Grande parte das agendas é voltada para a educação ambiental. A ideia é desenvolver na comunidade o sentimento de pertencimento e de responsabilidade pela preservação desse bem tão precioso de Cianorte, que é o Cinturão Verde”, explicou a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras.
TRILHAS: As atividades tiveram início nesta segunda-feira (08), com a abertura das trilhas do Arboreto (Avenida Furquim de Castro) e das Perobas (Avenida Minas Gerais) para visitação, de segunda a sexta-feira, até o dia 19 de abril, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. Em ambas, é possível contemplar árvores centenárias do Bioma Mata Atlântica, observar a fauna e placas descritivas e informativas que destacam a biodiversidade da Unidade de Conservação.
FEIRINHA: Nos domingos, 14 e 21, das 8h às 12h, na Avenida Dr. Furquim de Castro, ao lado do Largo Independência, será realizada a Feirinha do Cinturão, com expositores e comerciantes do coletivo criativo da cidade, com itens de artesanato e artes plásticas, além de flores, alimentos e espaço kids para a criançada se divertir.
EXPOSIÇÃO: Haverá também a exposição fotográfica Natureza Urbana, com cenas do Parque Cinturão Verde, registradas pelos fotógrafos: Julio Hamamoto, mostrando o combate à erosão, que foi considerada uma das maiores do Paraná na década de 70; Cristiano Evangelista, sobre o colorido de várias espécies de aves que habitam o parque; e Anderson Theodoro, com imagens aéreas e em terra de momentos de harmonia entre a natureza e a cidade de Cianorte. A mostra ficará aberta à população, no Ecomuseu, nos dias 19, 22, 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de abril; e 02 e 03 de maio, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. No domingo de 21 de abril, das 8h às 12h, a exposição funcionará concomitantemente à Feirinha do Cinturão.
PLANTIO: Na sexta-feira (26), será realizado o plantio de mudas na Trilha dos Sentidos – Módulo Manduhy (esquina das ruas Xuí com Ambú), com a participação de lideranças. Às 9h30, com a presença do prefeito e vice, vereadores, presidentes de bairros, secretários municipais e equipe do IAT. Já às 15h, participarão representantes da Rainha da Paz, Arearc, Sindicato Rural, ACIC, OAB, Procon, Núcleo Reginal de Educação, UEM, Unipar, UMFG, COMMA, forças policiais (militar, rodoviária, ambiental e civil), Imprensa, Sanepar e Copel.
FESTA: No domingo (28), a festa de aniversário terá início às 16h, também na Avenida Dr. José Furquim de Castro (próximo ao Ecomuseu). As famílias serão recepcionadas por personagens que homenageiam a fauna e a flora do PMCV; a Trilha do Arboreto abrirá para visitação, haverá feirinha com artesanato e gastronomia; serão distribuídas sementes bombas; e, às 18h, o encerramento será com o Espetáculo “Aniversário do Parque Cinturão Verde”, com o Espaço Sou Arte. A dramaturgia contará a história da unidade de conservação e tratará, de forma lúdica e bem-humorada, de questões relacionadas à preservação da natureza, separação do lixo e reciclagem.
DISK ÁRVORE: O munícipe que tiver interesse em plantar uma muda de árvore em frente a sua residência pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal pelo telefone (44) 9 9161-9019 e agendar o serviço, que é gratuito.