Após Carnaval, Paraná fica em alerta para ‘efeito rebote’ da Covid-19

As próximas semanas no Paraná serão de atenção aos números da Covid-19. É que após o feriado de Carnaval, o temor no estado é que a ocorrência de aglomerações e festas particulares — já que os carnavais de rua foram cancelados — voltem a provocar um aumento nas contaminações pelo coronavírus, num cenário parecido com […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Após Carnaval, Paraná fica em alerta para ‘efeito rebote’ da Covid-19

As próximas semanas no Paraná serão de atenção aos números da Covid-19. É que após o feriado de Carnaval, o temor no estado é que a ocorrência de aglomerações e festas particulares — já que os carnavais de rua foram cancelados — voltem a provocar um aumento nas contaminações pelo coronavírus, num cenário parecido com aquele que foi visto em janeiro, após as festividades de final de ano (Natal e Réveillon).

Além disso, a movimentação do paranaense nestes últimos dias foi intensa. No Aeroporto Afonso Pena era esperado uma alta na movimentação de voos de 43% e do número de passagreiros embarcando e desembarcando de 31% em relação ao Carnaval de 2021.

Outras 23 mil pessoas iriam embarcar em ônibus na Rodoviária de Curitiba no feriado de Carnaval. O volume é 24% superior ao do ano passado (18.589).
E, isso somado ao movimento intenso de viajantes pelas rodovias paranaenses, mostra que o Carnaval, mesmo sem folia, foi de deslocamentos, encontros e, consequentemente, risco de contágio.

“Tivemos um imenso número de novos casos no início do ano. Aglomerações, festividades e viagens foram as grandes vilãs. Não gostaria que esse cenário voltasse a se repetir. Portanto, peço a todos os paranaenses que não descuidem dos protocolos sanitários, usem a proteção indicada e de preferência, façam o teste em caso de algum sintoma”, declarou o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, dias antes do começo dos dias de Carnaval.

Com isso, os próximos boletins da Saúde ganham importância maior para dimensionar o efeito de mais este feriado prolongado no Estado.

Fim de ano
Ao longo de todo o segundo semestre de 2021 o Paraná foi registrando uma queda gradativa nos casos novos e óbitos causados pela doença pandêmica. Se em julho, por exemplo, haviam sido divulgados 94.336 diagnósticos e 4.505 mortes, em dezembro passado já foram 19.132 contaminações e 89 óbitos.

Vieram, no entanto, as festividades de final de ano, com viagens, aglomerações e, para piorar, a chegada da variante ômicron, mais transmissível que as outras cepas do coronavírus. Com isso, o começo de 2022 registrou uma verdadeira explosão de casos e mortes, inclusive com recorde de diagnósticos no estado desde o início da pandemia.

Em janeiro, por exemplo, foram divulgados 371.896 diagnósticos e 352 mortes causadas pela Covid-19. Até então, o mês com mais casos novos da doença havia sido março de 2021, no momento mais crítico da pandemia, com 198.303 registros. Já fevereiro, até o dia 24, foram confirmados 334.643 casos da doença e 947 óbitos.
Nos últimos dias do segundo mês de 2022, contudo, houve um decréscimo superior a 50% na média móvel de casos novos e óbitos causados pela Covid-19. Um movimento que pode ser interrompido caso os paranaenses descuidem dos protocolos sanitários.

Com Ômicron, Curitiba viveu a mesma situação no início deste ano
Curitiba também sentiu os efeitos das festas de fim de ano. A cidade vinha de indicadores em queda acentuada, inclusive registrando dias seguidos sem novas mortes pela Covid-19 registradas.

Mas, ainda em janeiro viu as estatísticas voltarem a subir. Um dos indicadores, o de casos ativos, chegou em fevereiro batendo o recorde na pandemia, com 16.739 casos casos.

Ao longo do mês, contudo, novamente os números começaram a dar uma trégua e os casos ativos fecharam a semana passada em 9.120, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Na sexta-feira foram 1.016 novos casos de Covid-19 registrados e sete mortes de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus.

Fonte: Bem Paraná

Foto:Luiz Costa/SMCS

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *