Associação Cultural e Esportiva de Cianorte visita a Câmara Municipal

Nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal, o presidente do Legislativo Municipal, Dirceu Manfrinato e funcionários receberam a visita do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cianorte (ACEC), Carlos Alberto Sakai, e do contador Koiti Shinohara. Em pauta, foi acertado detalhes para a realização de Sessão Solene com objetivo de comemorar os 110 anos da […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Associação Cultural e Esportiva de Cianorte visita a Câmara Municipal

Nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal, o presidente do Legislativo Municipal, Dirceu Manfrinato e funcionários receberam a visita do presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cianorte (ACEC), Carlos Alberto Sakai, e do contador Koiti Shinohara. Em pauta, foi acertado detalhes para a realização de Sessão Solene com objetivo de comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, na Câmara Municipal, no mês de junho, em data a ser definida.

Segundo o presidente Dirceu Manfrinato, o objetivo da Sessão Solene, conforme requerimento 126/2018, é reconhecer a importância da imigração japonesa para o Brasil, bem como para Cianorte. “É fundamental a homenagem, pois é notória a grande contribuição da comunidade nipo-brasileira ao longo de todos esses anos para o enriquecimento do Brasil e de Cianorte, com sua arte, costumes, crenças, conhecimentos e vontade de trabalhar”, salienta Manfrinato.

Imigração japonesa no Brasil

Em 18 de junho de 1908, o Kasato Maru ou Navio Esperança, como era conhecida a famosa embarcação que atracou no Porto de Santos, trouxe 168 famílias vindas de áreas pobres do norte e do sul do Japão, que, em busca de uma nova vida, chegaram ao país para trabalharam na cultura cafeeira.

Em Cianorte, após onze décadas, as tradições da cultura nipônica ainda são preservadas pela Associação Cultural e Esportiva de Cianorte (ACEC), que, segundo o presidente Carlos Sakai, conta com aproximadamente 90 famílias associadas.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *