BAIXA PROCURA POR VACINAS CONTRA HPV E MENINGITE PREOCUPA SECRETARIA DE SAÚDE

Frente à baixa procura de crianças e adolescentes pela imunização contra o HPV e a meningocócica C (meningite) durante o primeiro mês da campanha de mobilização –  aproximadamente 30% do público-alvo em ambos os casos -, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou, nesta semana, uma agenda especial de atendimento para novembro. […]

  • COMPARTILHE:
Imagem BAIXA PROCURA POR VACINAS CONTRA HPV E MENINGITE PREOCUPA SECRETARIA DE SAÚDE

Frente à baixa procura de crianças e adolescentes pela imunização contra o HPV e a meningocócica C (meningite) durante o primeiro mês da campanha de mobilização –  aproximadamente 30% do público-alvo em ambos os casos -, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou, nesta semana, uma agenda especial de atendimento para novembro. Além de palestras de conscientização nas escolas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abrirão até mais tarde em dois dias da semana, haverá o Dia D de Vacinação e vacinação na Feira de Saúde.

“O nosso objetivo é ampliar significativamente o número de imunizados até o final da campanha, atingindo os cerca de 12 mil adolescentes do município que pertencem à faixa etária proposta”, conta a secretária de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto. “Para dar conta de toda a demanda, além dos horários convencionais de atendimento e dos extras já realizados em outubro, realizaremos plantões nos próximos dias para facilitar o acesso ao serviço, principalmente dos pais e responsáveis, que por conta do trabalho acabam não tendo tempo”, informa.

Sendo assim, em novembro, as doses, que são direcionadas para meninas de nove a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15 anos, além de serem aplicadas durante o horário convencional de atendimento – de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h – contarão com plantões especiais. “Às segundas e quintas-feiras, todas as unidades funcionarão até as 19h”, informa a supervisora da Vigilância Epidemiológica, Izabela Correia Batista.

A programação também prevê a vacinação durante a Feira de Saúde, que acontece no dia 10 de novembro (sábado), na UBS José Maciel Bahia (Extensão), das 8h30 às 14h; e no dia 24 (sábado), quando será realizado o Dia D de mobilização em todas as UBSs, das 8h às 17h. Para receber as doses é preciso apresentar a carteirinha de vacinação e estar acompanhado de um responsável.

CAMPANHA

A Campanha de Mobilização para vacinar crianças e adolescentes contra o HPV e a meningocócica C acontece em Cianorte em outubro e novembro. No primeiro mês, além do expediente convencional das UBSs, aconteceu o rodizio de atendimento aos sábados. Dados do último relatório emitido pela Secretaria de Saúde demonstram que no período apenas 29,7% do público esperado para se imunizar contra a meningocócica C (meningite) compareceu, enquanto para o HPV, os índices foram ainda menores: apenas 13,5% das meninas e 22,75% dos meninos se protegeram contra o vírus.

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO/ NOVEMBRO

DATA HORÁRIO LOCAL SERVIÇO
05, 08, 12, 19, 22, 26 e 29/11/2018 (segundas e quintas-feiras) 7h30 às 11h30 e das 13h às 19h Todas as UBSs do município, inclusive as dos distritos Plantão de atendimento para a vacinação
10/11/2018 (Sábado) 8h30 às 14h UBS Extensão Vacinação durante a realização da Feira de Saúde
24/11/2018 (Sábado) 8h às 17h Todas as UBSs do município, inclusive as dos distritos Dia D de Vacinação contra o HPV e a Meningite
Palestras nas escolas do município com horários a serem definidos com as coordenações.

Fonte: Assessoria de Comunicação

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *