Cai índice de pessoas propensas a presentear as mães, mas tíquete médio aumenta

Fecomércio-PR – Foto: Tribuna de Cianorte O segundo domingo de maio de 2023 será comemorado em muitos lares paranaenses. Contudo, o percentual de filhos dispostos a comprar presentes diminuiu neste ano. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR mostra que 63,7% dos […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Cai índice de pessoas propensas a presentear as mães, mas tíquete médio aumenta

Fecomércio-PR – Foto: Tribuna de Cianorte

O segundo domingo de maio de 2023 será comemorado em muitos lares paranaenses. Contudo, o percentual de filhos dispostos a comprar presentes diminuiu neste ano. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR mostra que 63,7% dos paranaenses pretendem dar presentes neste Dia das Mães, o que representa uma queda de 20,7% em relação a 2022, quando 80,3% dos filhos planejavam comprar algo para marcar essa data tão especial. Esse é o menor índice desde 2015.

Neste ano, 30,5% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e cosméticos serão a opção para 19,7% dos entrevistados. Os mais práticos ou que preferem não arriscar, somam 15,2% e presentearão sua mãe em dinheiro para que ela mesma compre o que quiser.

Enquanto a disposição de presentear diminuiu, por outro lado o valor do presente aumentou em relação ao ano passado. Neste ano o tíquete médio será de R$143,23, aumento de 6,7% em relação a 2022, quando o valor médio do presente era de R$134,25.

“A pesquisa do Dia das Mães, a principal data do varejo do 1º semestre, indica um refluxo na percentagem de filhos que pretendem presentear este ano no Paraná, ao tempo que constatou um aumento no tíquete médio. Cresce a tendência de dar em dinheiro, mas os presentes tradicionais para esta celebração continuam liderando a preferência dos consumidores: roupas, bolsas, calçados, perfumes e cosméticos. Projeta-se ligeira queda das compras pela internet com relação ao ano passado, sendo que o comércio de rua continua sendo a opção mais recorrente de local para a aquisição dos produtos. Os pagamentos à vista permanecem com a opção preferencial para efetuar a compra, com o crescimento significativo da utilização do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.”, resumiu o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

Para a maioria dos consumidores, 27,1%, a qualidade do produto é o que mais influencia na compra. No mesmo patamar de relevância, o bom atendimento do vendedor aparece na sequência, com 24,9%. Outros 14,5% consideram preço baixo como fator decisivo na hora de presentear.

Para o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Lucas Hahn, a data deve ser preparada com antecedência pelos empreendedores, com a realização de pesquisa para entender a demanda dos clientes e formular, de forma adequada, a precificação dos produtos; a criação de jornada de relacionamento com os clientes e realização de curadoria de conteúdo para as redes sociais, marketplace e sites próprios.

Ainda conforme ele, a qualidade dos produtos/serviços e a experiência de compra, demostradas na pesquisa, como o atendimento do vendedor, são fatores que representam mais da metade da decisão do consumidor para a realização da compra.

“Os empresários devem apostar em um bom mix de produtos e qualificar a força de vendas para capturar clientes e aumentar a taxa de sucesso de vendas”, sugere Lucas.

 

Sobre as formas de pagamento, 30,2% afirmam que irão liquidar as compras à vista, no cartão de débito, enquanto 22,8% irão adotar a modalidade Pix e 21,7% à vista em dinheiro.

A semana que antecede o Dia das Mães deve ser a mais movimentada no comércio, já que 65,5% dos entrevistados afirmam que preferem comprar o presente com uma semana de antecedência, seguidos de 17% que comprarão no mesmo dia. A maior parte das compras deve ser realizadas em shoppings (24,7%). As lojas de bairro receberão 17% das compras, enquanto 16,6% serão feitas pela internet.

Metodologia

Foram ouvidos 350 consumidores na cidade de Curitiba entre os dias 31 de março e 3 de abril. Por terem sidos coletados na Capital, os dados projetam a intenção de compra em todo o Estado.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *