Câmara de Cianorte realiza a primeira sessão ordinária de 2020

Nesta primeira sessão ordinária de 2020 – realizada nesta segunda-feira, 3 – foram aprovados, por unanimidade, três projetos de leis, sendo dois em segundo turno, de autoria dos vereadores; e um em primeiro turno, de autoria da Prefeitura. Em segundo turno e redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 72/2019-A – de autoria do […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Câmara de Cianorte realiza a primeira sessão ordinária de 2020

Nesta primeira sessão ordinária de 2020 – realizada nesta segunda-feira, 3 – foram aprovados, por unanimidade, três projetos de leis, sendo dois em segundo turno, de autoria dos vereadores; e um em primeiro turno, de autoria da Prefeitura.

Em segundo turno e redação final, foi aprovado o Projeto de Lei 72/2019-A – de autoria do vereador Adailson Carlos Ignácio da Costa, o Dadá (PROS) – o qual institui o Mês da Consciência Negra, a ser celebrado no período entre 28 de outubro e 28 de novembro de cada ano, em referência ao Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data de falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Durante o período, serão desenvolvidas diversas ações com objetivo de combater todas as formas de racismo, intolerâncias e discriminação racial.

Já o Projeto de Lei 72/2019-B – de autoria do vereador Silvio Fernandes, o Silvo do Pátio (MDB) – também aprovado em segundo turno e redação final, institui no calendário oficial municipal, o “Dia Municipal de Combate e Prevenção ao mosquito transmissor da febre amarela, da dengue, do zika vírus e da chikungunya; Aedes aegypti“, a ser realizado anualmente, no dia 5 de junho. “Serão desenvolvidas ações junto às Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com objetivo de conscientizar a população sobre o combate ao mosquito e as formas de prevenção”, salienta Silvio.

E, por fim, o Projeto de Lei 80/2019 –  aprovado em primeiro turno e de autoria do Executivo Municipal – denomina Biblioteca Pública Municipal Dr. Paulo de Moraes Barros Neto, o acervo bibliográfico da cidade. Paulo nasceu em 31 de agosto de 1922, em Piracicaba, São Paulo. Desde a fundação de Cianorte, em 26 de julho de 1953, o engenheiro agrônomo estava presente na cidade, inclusive, no churrasco de inauguração da cidade. Foi gerente e diretor da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, no escritório regional de Cianorte. Em 2003, Dr. Paulo recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cianorte. Faleceu em 29 de janeiro de 2018, aos 95 anos.

Presença

A sessão ordinária contou com a presença do vice-prefeito de Cianorte e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Cianorte (Sinveste), Beto Nabhan; do suplente de vereador, Dejair Barbosa Melo, pastor Dejair (Cidadania) e do responsável pela Associação Corisco de Capoeira de Cianorte e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Ademilson Costa Souza (Mestre Corisco).

Agenda

Na segunda-feira (10), às 19h, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal.

Serviço

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte

YouTube: Câmara Cianorte

Instagram: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site www.camaracianorte.pr.gov.br na aba Legislativo > Processo Legislativo

FOTO E MATÉRIA: DIEGO FERNANDO LASKA (Ascom/CMC)

 

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *