Câmara de Cianorte realiza audiência pública sobre Cannabis Medicinal

Assessoria Na noite desta terça-feira, 28, o plenário da Câmara de Cianorte recebeu representantes de entidades que trabalham para quebrar os tabus envolvendo os usos dos medicamentos a base de Cannabis, bem como representantes da sociedade civil e profissionais da saúde para tratar da importância da conscientização sobre o uso da cannabis medicinal. A audiência pública […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Câmara de Cianorte realiza audiência pública sobre Cannabis Medicinal

Assessoria

Na noite desta terça-feira, 28, o plenário da Câmara de Cianorte recebeu representantes de entidades que trabalham para quebrar os tabus envolvendo os usos dos medicamentos a base de Cannabis, bem como representantes da sociedade civil e profissionais da saúde para tratar da importância da conscientização sobre o uso da cannabis medicinal. A audiência pública foi convocada pela Comissão de Serviços e Obras Públicas, a partir de projeto do vereador Rodrigo Rezende “Enfermeiro” (PSD), secretário da referida comissão, tendo o mesmo conduzido a audiência. Estiveram presentes os vereadores Professora Neuza Casassa (Podemos), Tuika (PV) e Thiago Fontes (União Brasil).

Entre as autoridades que discursaram na audiência estavam Raoni Murilo Molin, presidente da Associação Canábica Norte Paranaense (ACANPA); Paulo Shudo, advogado da ACANPA; Kennedy Bacarin, diretor da Just Hemp Brasil; Neilson Etânio de Sousa, Secretário de Saúde de Cianorte; e, Sidney da Silva (Chiquinho), vereador do Município de Mandaguari.

Os representantes da ACANPA falaram sobre questões legais envolvendo o uso, a distribuição e a utilização médica dos canabidioides, bem como o trabalho de associações e municípios em criarem instrumentos legais para facilitar o acesso da população aos medicamentos. Kennedy Bacarin, que é natural de Cianorte, falou sobre o processo de importação destes medicamentos, que trabalha com produtos certificados pela União Europeia e autorizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ressaltaram a importância dos medicamentos à base de Cannabis para o tratamento de diversas doenças, amenizando sintomas e dores, como em alguns tipos de epilepsia, como síndrome de Dravet, a síndrome de Lennox-Gastaud, Esquizofrenia, Mal de Parkinson, Alzheimer, isquemias, ansiedade, doenças do sono e do movimento e até mesmo, no tratamento de alguns tipos de câncer.

Entretanto, foi destacado que a luta pela liberação do uso da Cannabis Medicinal enfrenta uma grande resistência, tanto no meio médico quanto por parte da sociedade, por conta de preconceitos e falta de conhecimento sobre o tema. Por isso, a importância da realização de audiências e movimentos do setor público para esclarecer a população sobre o uso e acesso a este tipo de tratamento.

O vereador Chiquinho do Município de Mandaguari, ressaltou o trabalho que vem sendo realizado em sua cidade, como exemplo regional de conscientização e acesso ao tratamento da Cannabis Medicinal. O representante do Legislativo mandaguariense deixou um convite para o evento inaugural da distribuição gratuita dos medicamentos a base de Cannabis Medicinal para a população de seu município, que será realizado no próximo dia 30 de novembro, sendo um evento pioneiro no estado do Paraná. A cidade de Mandaguari conta com um projeto local de compra e distribuição destes medicamentos para os pacientes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *