Câmara prestigia solenidade da Rádio Capital

Em solenidade realizada, na noite desta quarta-feira (25), no anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), houve o lançamento definitivo da nova frequência da Rádio Capital (91,9 FM), mantida pela Fundação Nossa Senhora de Fátima, agora com 30 mil watts de potência. O presidente da Câmara Municipal, Dirceu Silveira Manfrinato, na oportunidade, ressaltou […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Câmara prestigia solenidade da Rádio Capital

Em solenidade realizada, na noite desta quarta-feira (25), no anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), houve o lançamento definitivo da nova frequência da Rádio Capital (91,9 FM), mantida pela Fundação Nossa Senhora de Fátima, agora com 30 mil watts de potência.

O presidente da Câmara Municipal, Dirceu Silveira Manfrinato, na oportunidade, ressaltou a importância dos meios de comunicação para Cianorte e região. “A comunicação, independente da forma: impressa, televisionada, digital ou radiofônica, atinge boa parte do universo, como, por exemplo, o evento de hoje, o qual a pessoa pode ver a matéria no site da Câmara, de qualquer parte do mundo, e se informar. Parabenizo a expansão da Rádio Capital, pois irá expandir e divulgar ainda mais nossa cidade”, salienta Manfrinato.

“A Rádio Capital é um meio de comunicação, que está a serviço da comunidade e da evangelização. A mudança, com a modificação de frequência e expansão da sintonia, começou há dois anos atrás, devido o Sistema AM oferecer um sinal com muitas interferências e sem condições de expandir sua abrangência. Assim, para migrar de faixa, instalamos nova torre em 2017, que com uma potência de 30 mil watts, dobrará sua cobertura direta”, explica o diretor da Rádio Capital, padre Sérgio Carris, acompanhado do gerente e coordenador da emissora, Tom Santos.

O bispo e frei da Arquidiocese de Umuarama – a qual a cidade de Cianorte faz parte -, Dom João Mamede Filho, destacou a importância da emissora fazer parte da Rede Católica de Rádios (RCR). “Em primeiro lugar, a comunicação é salvação, pois em qualquer parte, principalmente, com o advento da internet, qualquer pessoa pode sintonizar a Rádio Capital, que contribui para o avanço e crescimento de Cianorte e região, ajudando pessoas”, pontua o bispo, que, na oportunidade, também abençoou todos os presentes.

Presenças

Estiveram também presentes: os padres Audinei Carreira da Silva e Bruno Raphael da Cunha Dobicz, o diácono Mario Lino de Souza, além de outras autoridades religiosas, funcionários da rádio, empresários e comunidade.

Rádio Capital

A história da rádio começa em 1994, quando um grupo de empresários da cidade investem na antiga Rádio Regional, assim mudou a frequência de AM 1530 para AM 990 e passou a se chamar Rádio Capital do Vestuário, hoje em dia, conhecida como Capital.

Em 1996, a Igreja Católica através da Paroquia Nossa Senhora de Fátima, adquire um veículo de comunicação de massa para a evangelização, com objetivo de integrar a Rede Católica de Rádios (RCR), com transmissor, na época, de 5 mil watts de potência, o qual priorizou a informação e a qualidade musical. Atualmente, conta com 30 mil watts de potência.

No dia 13 de maio de 1997, a rádio inaugura suas novas instalações na Rua Florianópolis, 1813, endereço atual da emissora. E em 1º de agosto de 2016, após a migração do AM para o FM, a rádio realizou a primeira transmissão no FM, na frequência 91,9, segundo a emissora, pioneira no estado do Paraná.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *