Chefe Regional da SEAB falou à tribuna livre sobre a COOANORTE

Assessoria Em atendimento ao Requerimento nº 210/2024, de autoria do vereador-presidente Wilson Pedrão (Republicanos), o Chefe Regional da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento em Cianorte, Franscisco Cascardo Neto, esteve presente no Plenário da Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 17, para fazer uso da tribuna livre a fim […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Chefe Regional da SEAB falou à tribuna livre sobre a COOANORTE

Assessoria

Em atendimento ao Requerimento nº 210/2024, de autoria do vereador-presidente Wilson Pedrão (Republicanos), o Chefe Regional da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento em Cianorte, Franscisco Cascardo Neto, esteve presente no Plenário da Câmara de Vereadores durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 17, para fazer uso da tribuna livre a fim de discorrer sobre a importância da COOANORTE – Cooperativa de Agricultores Familiares dos Municípios da AMENORTE.

O presidente Wilson Pedrão conduzindo a sessão, convidou o Chefe Regional da SEAB, Francisco Cascardo Neto, para tomar lugar na tribuna e fazer uso da palavra. Cascardo iniciou agradecendo o convite e cumprimentando os vereadores e público presente, assim iniciou sua fala sobre a criação da COOANORTE. Ele esteve acompanhado do gerente do IDR-Paraná Cianorte, Paulo Roberto Preto; engenheira da SEAB, Anne Caroline Testa; presidente da COOANORTE, Márcio Serenini.

Cascardo, que é engenheiro agrônomo, destacou que a cooperativa nasceu da necessidade de se contornar um gargalo da produção dos agricultores familiares da região, que era a comercialização dos produtos. Apesar de existirem as feiras e a venda para mercados, a produção não tinha uma boa saída. Assim, a COOANORTE foi fundada em 2 de agosto de 2022, com intuito de fomentar um jeito novo de produzir e comercializar, possibilitando um desenvolvimento sustentável. Os produtores receberam capacitações com especialistas em cooperativismo e hoje conta com 150 cooperados de todos os municípios da região.

O projeto tem como mercado alvo as compras institucionais para os entes públicos, mercados privados. No programa Compra Direta Paraná já foram responsáveis pelo fornecimento de 67 toneladas de alimentos. Enquanto, o convênio com uma indústria de polpas de frutas atingiu a marca de 600 toneladas de maracujá.

A COOANORTE tem sido um exemplo tão exitoso que foi capa da revista “Globo Rural” na edição comemorativa de 50 anos da revista. E os projetos para o futuro são promissores. Para 2026, a meta é atingir a marca de 330 cooperados.

Após a explanação de Cascardo, ficou livre para que os vereadores pudessem fazer perguntas e comentários sobre a fala do chefe da SEAB. Os representantes do Legislativo de Cianorte parabenizaram o projeto e ressaltaram a importância desse apoio aos pequenos agricultores familiares.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *