Cianorte fica em primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes

Cianorte entre os três municípios que mais buscam melhorar a qualidade de vida população, no Estado do Paraná. Assim foi na última quinta-feira (21), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. O Município ficou em primeiro lugar, nos quesitos de Infraestrutura e Mobilidade […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Cianorte fica em primeiro lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes

Cianorte entre os três municípios que mais buscam melhorar a qualidade de vida população, no Estado do Paraná. Assim foi na última quinta-feira (21), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. O Município ficou em primeiro lugar, nos quesitos de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Geral, entre as cidades de 30 mil à 100 mil habitantes. A premiação reconhece e incentiva propostas de gestão pública que busquem o bem comum. Os municípios foram premiados em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.

Na categoria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, em que Cianorte foi destaque, por exemplo, foram avaliados a oferta de serviços coletivos urbanos, o percentual de abastecimento de água e a frota de veículos por habitante. Na saúde, contam indicadores como cobertura estratégica de saúde da família, expectativa de vida e número de leitos e profissionais da saúde por habitantes. Já o desenvolvimento econômico leva em conta o PIB per capita, o índice GINI e a porcentagem da população economicamente ativa empregada, entre outros.

Em cada categoria foram premiados três municípios, divididos segundo seu tamanho: até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No total, foram 18 vencedores na etapa regional do prêmio. Os três municípios finalistas da categoria geral – Cascavel (Oeste), Cianorte (Noroeste) e Quatro Pontes (Oeste) – seguem para a etapa nacional, que ocorre em novembro em Brasília, com finalistas dos demais estados.

De acordo com o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad, para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia todos os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. “O Prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto. Buscamos fazer o Oscar da gestão pública, procurando premiar quem melhor cuidou do seu município sob vários ângulos. Para isso, tivemos que buscar dados em todos os municípios brasileiros, padronizando e parametrizando as informações para poder comparar um serviço feito em uma cidade pequena com aquele de uma cidade grande”, ressaltou.

“Esse prêmio nos mostra que estamos no caminho certo, buscando atender a população em todas as suas necessidades. Temos muito a avançar, mas não tenho dúvida de que vamos transformar Cianorte em uma cidade dígna para todos os cianortenses. É aqui que nós vivemos, então empregamos bem os recursos para entregar o melhor para a sociedade. Com relação a mobilidade urbana, Cianorte tem hoje uma das menores tarifas de transporte público do país, e vamos construir cerca de 40 km de ciclovias e ciclofaixas, melhorando ainda mais, a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o prefeito Marco Franzato.

(Com informações AEN)

 

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *