Ciclovia da Avenida Espírito Santo ganha nome do pioneiro Erasmo Teixeira Vilela

Assessoria  A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte presidida pelo vereador Wilson Pedrão (Republicanos) realizada na tarde desta segunda-feira, 17, contou com a votação em segundo turno de discussão o Projeto de Lei do Legislativo nº 008/2023, de autoria da vereadora Márcia Pereira (PL). O projeto aprovado por unanimidade concede denominação à via pública, […]

  • COMPARTILHE:
Imagem Ciclovia da Avenida Espírito Santo ganha nome do pioneiro Erasmo Teixeira Vilela

Assessoria 

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Cianorte presidida pelo vereador Wilson Pedrão (Republicanos) realizada na tarde desta segunda-feira, 17, contou com a votação em segundo turno de discussão o Projeto de Lei do Legislativo nº 008/2023, de autoria da vereadora Márcia Pereira (PL). O projeto aprovado por unanimidade concede denominação à via pública, pelo qual fica nomeada de Erasmo Teixeira Vilela a ciclovia projetada na Avenida Espírito Santo.

O senhor Erasmo Teixeira Vilela foi um pioneiro que trabalhou para a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, abrindo picadas desde Maringá para formação da cidade de Cianorte, isto mais ou menos no ano de 1948. Casou-se em 1950 com Hilda Vandressen Vilela, e continuou trabalhando para a Companhia, além de abrir picadas, cruzetando postes e motorista por muitos anos. Veio residir em definitivo em Cianorte no ano de 1954. Pai de Cleunice Vandressem Vilela Previati (In Memorian) e Leni Vandressen Vilela Vergilio. Ao longo de sua vida trabalhou também na lavoura, teve bar na antiga rodoviária da Praça Raposo Tavares e na atual, foi corretor e também taxista onde trabalhou no ponto da Praça 26 de Julho e da atual rodoviária. Teve um depoimento no Livro Cianorte – sua história contada pelos pioneiros, na página 34. Familiares do Sr. Erasmo estiveram presentes no plenário, a sua filha Leni agradeceu à vereadora Márcia e aos demais vereadores pela homenagem ao seu falecido pai.

Também foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei do Legislativo nº 033/2023, de autoria dos vereadores Wilson Pedrão, Márcia Pereira, Nenão da Júpiter (Solidariedade), Pastor Dejair (MDB), Edvaldo ‘Estância Luana’ (Patriota), Professora Neuza (Podemos), Rodrigo ‘Enfermeiro’ (PSD), Thiago Fontes (União Brasil) e Tuika (PV), que dispõe sobre a concessão de férias, terço constitucional de férias e 13º subsídio aos Secretários Municipais do Município de Cianorte, que foi aprovado com voto contrário do vereador Edvaldo ‘Estância Luana’.

Do Executivo em segundo turno de votação foram aprovados por unanimidade quatro projetos: Projeto de Lei Complementar nº 010/2023, de alteração na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação; Projeto de Lei Complementar nº 017/2023, que inclui a Coordenadoria de Controle de Distribuição de Oxigenoterapia Domiciliar na estrutura administrativa da Divisão de Atenção Básica à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde; Projeto de Lei nº 020/2023, que autoriza abertura de crédito adicional; Projeto de Lei nº 019/2023, que autoriza o Poder Executivo a promover a premiação de crianças/estudantes destaques em programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação.

Em primeiro turno de votação foram aprovados os seguintes projetos: Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 016/2023; Projeto de Lei do Executivo nº 021/2023; Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 053/2023, de autoria do vereador Rodrigo ‘Enfermeiro’ (PSD); Projeto de Lei do Legislativo nº 027/2023, de autoria do vereador Tuika (PV) e sua Emenda Supressiva nº 017/2023; e, o Projeto de Lei do Legislativo nº 018/2023, de autoria do vereador Pastor Dejair (MDB) e a sua Emenda Modificativa nº 018/2023.

VOLTAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *